Calendário confuso irrita jogadores do vôlei mineiro

Émile Patrício - Hoje em Dia
20/12/2013 às 09:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:56

A classificação à final do Campeonato Mineiro fará com que o Sada/Cruzeiro dispute três partidas em quatro dias. O Vivo/Minas jogaria no sábado (21) pela Superliga Masculina, mas teve o compromisso adiado para disputar, diante do Pirapora, a semifinal do Estadual. Esse confuso calendário do vôlei no Brasil tem deixado jogadores descontentes e técnicos cada vez mais irritados.

As semifinais do Estadual serão disputadas amanhã, no Poliesportivo do Riacho, em Contagem. Às 9h, o Minas encara o Pirapora. Na sequência, o Cruzeiro duela com UFJF, de Juiz de Fora. O título será disputado no domingo, em partida única, às 9h, no mesmo local.

A fase final do Estadual estava marcada para o fim de semana posterior ao Mundial de Clubes, ocorrido em outubro, e antes do início da Superliga Masculina. Porém, por exigência da TV que possui os direitos de transmitir o torneio Nacional, o Campeonato Mineiro só poderá se definido neste fim de semana.

Ontem, o Cruzeiro jogou com o Vôlei Brasil Kirin pela 7ª rodada da Superliga. Mal teve tempo para descanso e já entra em quadra para encarar uma fase decisiva em outra competição.

“Se passarmos à final, faremos três jogos em quatro dias. Nós questionamos tal calendário pelo desgaste físico dos jogadores. Na final, no domingo, os atletas não estarão na melhor condição. Além disso, todo cuidado é pouco para evitar lesões. Infelizmente, o calendário este ano não foi legal”, ressalta o capitão cruzeirense, o levantador William, que pontua ainda que tais decisões são tomadas sem o consentimento dos atletas. “Mais uma vez, a TV influencia dentro de quadra”.

Lado bom

Mas nem todos são só reclamações em relação ao calendário. Há quem tome como positivo jogar em datas tão próximas. O dirigente do UFJF, Maurício Bara, explica como o grupo está conciliando os dois torneios. Ao mesmo tempo em que precisa se recuperar na Superliga, quer superar a barreira da semifinal no Estadual.

“Estamos tentando ao máximo equilibrar o foco da equipe nessa fase final. Sabemos que temos dois grandes desafios nos próximos jogos, mas não vamos dar bobeira. É o segundo ano consecutivo em que estamos na semifinal do Mineiro e, desta vez, o foco é ir à final”, promete Bara.

Atualmente em 10º lugar na Superliga, o Juiz de Fora precisa vencer para voltar à zona de classificação para os playoffs. O próximo jogo pela competição nacional será contra o Sesi, fora de casa, no dia 28 de dezembro. Para o dirigente, a decisão do Estadual pode ajudar nesta retomada.

“Considero o jogo contra o Cruzeiro como uma ‘preparação de luxo’ para a próxima partida da Superliga. Os últimos jogos nos obrigam a buscar a vitória na Superliga, e nos ajudará ter um grande adversário na semifinal do Mineiro”, diz.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por