Caboclos de lança com seus chocalhos e golas coloridas desfilaram pelo centro de Nazaré da Mata (distante 65 quilômetros do Recife) nesta segunda-feira (8), anunciando a 17ª edição do Encontro de Maracatu Rural de Pernambuco.

A concentração começou por volta de 8h, no Parque dos Lanceiros. Depois, os grupos seguiram em cortejo pelas principais ruas da cidade até a Praça Papa João XXIII, onde acontecem as apresentações.

Neste ano, 38 grupos de 15 municípios da região vão participar da festa. É a tradição centenária do maracatu de baque solto, brincadeira que surgiu nos canaviais pernambucanos.

Reconhecida como a “Terra do Maracatu Rural”, Nazaré da Mata concentra 22 dos 105 grupos em atividade no Estado. “A brincadeira resiste e cresce graças à paixão dos mestres, que lutam para manter a tradição. Dos 19 municípios da Zona da Mata (berço da manifestação), 15 têm grupos de maracatu. O baque solto é uma cultura de amor, um patrimônio que precisa ser cuidado”, alerta o presidente da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Manoelzinho Salustiano.

Confira galeria de fotos do fotógrafo Flávio Tavares.
 

CABOCLO DE LANÇA - Encontro de maracatus rurais em Nazaré da Mata, região da Zonada da Mata pernambucana, onde desfilaram mais de 500 caboclos de lança, figura folclórica do Estado.

(*) Com agências