O segundo fim de semana do "Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013" traz atrações, como o músico Fernando Ferrer (sobrinho de Ibrahim Ferrer, do Buena Vista Social Club) e os dançarinos do Ballet de Londrina, com "Programa Stravinsky – A Sagração da Primavera e Petrouchka". Todas as atrações são gratuitas.
 
Outro destaque é o lançamento de "Bernardo Guimarães Cronista", com textos publicados em jornais ouro-pretanos do século XIX. Também nesta sexta (12), no Centro de Convenções, em Mariana, será aberta a mostra "Olhar de um Tempo", de Deneir Martins. E às 19 horas, a Casa da Ópera recebe o concerto dos músicos Berenice Menegale e Eládio Pérez González. Já o grupo Espanca! apresenta "O Líquido Tátil", no Teatro Ouro Preto, às 20h30. Encerrando a noite, a Orquestra Pop&Jazz, do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta-se na Praça da UFOP, às 22 horas. 
 
O sábado (13) começa com a abertura da exposição "Katsumi Nako e sua Arte Incomum". Mas tem muito mais. Confira a programação no site: FestivalDeInverno.Ufop.br.
 
O "39º festival de Inverno de Itabira", evento que começou no último domingo (7), e que se estende até o dia 28, com shows, teatro, literatura, cinema e artes; é outra opção. A programação está no site: CulturaeMitabira.com.br.
 
O "26º Inverno Cultural da UFSJ" contempla, pela primeira vez em sua trajetória, seus quatro campi em Minas: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.
 
A abertura em São João del–Rei, sábado, às 10 horas, traz cortejo em homenagem aos 300 anos da cidade. Serão duas saídas: do Largo da Igreja de São Francisco e na avenida Leite de Castro esquina com Frei Cândido. Sábado tem Grupo Galpão. Informações no site: InvernoCultural.com.br. Ou, ainda, no Facebook.com/InvernoCultural