Ter a pele sempre vistosa, hidratada e macia é desejo de dez entre dez mulheres. Contudo, no inverno a pele tende a ficar mais ressecada por causa da secura. Em casos mais severos, o ressecamento da pele pode provocar coceira, dermatites, vermelhidão e até rachaduras.

Mas dá para continuar linda nesta estação do ano. Segundo a dermatologista Livia Pino, o primeiro passo é ingerir muita água. "No inverno a sensação de sede é menor e, por isso, muita gente bebe menos água, o que pode prejudicar a hidratação do corpo e da pele. A água é fundamental para o funcionamento do organismo e, por isso, independente da estação do ano, um adulto saudável deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia", explicou.

Cuidados da pele no inverno

1- Não tome banhos exageradamente quentes. Água quente resseca muito a pele. Se não conseguir evitar o banho quente, pelo menos, não demore muito no banho.
2- Use sabonete neutro no banho e com substâncias hidratantes. Evite produtos com muito cheiro e químicas, pois sua pele está mais suscetível a alergias e ressecamento.
3- Não tome diversos banhos com sabonetes durante o dia. Sabonete no corpo todo, em geral, deve ser usado apenas uma única vez por dia.
4- Evite muitas esfoliações e uso de buchas no corpo e rosto nesta época. Sua pele esta mais sensível e ressecada. E esta ação retira a camada de oleosidade protetora da sua pele, ressecando a ainda mais.
5- Use e abuse dos hidratantes, óleos de banho, óleos corporais.
6- Use hidratante assim que sair do banho. A pele úmida absorve melhor o hidratante.
7- Cuidado com hidratantes muito perfumados: em geral são loções mais cheirosas que hidratantes. Nesta época vale investir em um hidratante mais específico, prescrito por dermatologistas.
8- Cuidado com sua pele do rosto, principalmente se usa ácidos. Ela está mais sensível e deve ser tratada como uma pele de bebê.
9- Atenção aos lábios: eles podem ressecar, rachar e até sangrar se não for bem hidratado. Dê preferência para hidratantes labiais com ceramidas, lanolina e vaselina. Manteiga de cacau e batons de alta fixação, podem não ser suficientes e até ressecar mais seu lábio.
10- Não se esqueça da proteção solar! Apesar de os raios UV estar menos intenso que no verão, a proteção solar se faz necessária. Além disso, em locais mais altos como as montanhas, serras, a proteção solar deve ser mais cuidadosa.