A marca de Jerry

Elemara Duarte - Hoje em Dia
10/10/2014 às 07:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:33
 (Divulgação)

(Divulgação)

Jerry Adriani e sua versatilidade vocal chegam em Minas para comemorar, em dois shows, meio século de música. Aos 67 anos, com dois tons a mais nos graves da voz que a calibraram de um jeito mais “redondo”, “baritonado”, o cantor ainda prepara autobiografia, documentário e DVD.

O DVD será gravado em estúdio, no final do ano, diz o cantor, e será feito em parceria com o Canal Brasil. Mas não espere os hits da época da Jovem Guarda e os sucessos românticos.

“Por exemplo, tem uma música da Pitty, outra do Chico Buarque. Mas também, terá um tema de ‘Luzes da Ribalta’, filme do Chaplin. Será totalmente diferente. Vou reviver canções diferentes. As gravações terão um pouco de teatro. Lembra, talvez, um videoclipe”, antecipa ao Hoje em Dia. O trabalho ficará pronto em 2015.

Jerry explica que a proposta do DVD confirma sua versatilidade vocal, sem que ele precise virar um “crooner” ou “cover”. “Mas isso é sem desmerecer os crooners, que fazem um importante trabalho. Quero imprimir a marca do Jerry Adriani nessas canções”, avisa.

Para entender o que é esta “marca”, volte à discografia do cantor e chegue no disco “Forza Sempre – Sucessos da Legião Urbana em Italiano” (1999). “Quando fiz este disco, foi sugerido que eu gravasse as canções que o Renato Russo gravou para o disco ‘Equilíbrio Distante’ (1995). Se eu fizesse isso, estaria fazendo cover”.

Como diferencial, Jerry gravou a tradução para o italiano das canções da banda onde Russo se notabilizou, fazendo a coisa do seu jeito. Assim, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto” virou “Quando il Sole Entrera Dalla Finestra Della Tua Stanza”; “Vento no Litoral” chegou como “Vento Sul Litorale” e por aí vai.

Além disso, a marca do cantor carimbou canções de Elvis Presley, rocks, canções religiosas e músicas românticas e em italiano. Aliás, foi assim que ingressou na música com o disco “Italianíssimo”, em dezembro de 1964, a partir do qual não parou de celebrar o sucesso. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por