O dueto entre Al Pacino e John Cazale

Beth Barra - Do Hoje em Dia
19/08/2012 às 14:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:34
 (divulgação/arquivo)

(divulgação/arquivo)

Tudo Por Um Sonho reúne cinco filmes selecionados pelo canal TCM e que serão exibidos todos os sábados de setembro. É uma seleção temática, com dois destaques - Um Dia de Cão (Sidney Lumet, 1975) e O Show de Truman (Peter Weir, 1998). Mais de 20 anos separam as duas produções, tempo suficiente para avanços tecnológicos impensáveis à época de Sonny e Sal, personagens de Al Pacino e John Cazale e de uma deterioração da individualidade trabalhada habilmente em Truman. As diferenças de décadas, costumes e pequenas revoluções entre os dois longas não são suficientes para estabelecer comparações ou valores.

São histórias opostas na origem e na ambientação, com o roteiro de Lumet inspirado em um caso real, mais um drama da efervescente Nova York, em plena contracultura, com a presença explosiva e eclipsante de Al Pacino e o desempenho primoroso e inesquecível de Cazale.

Na apresentação dos destaques de setembro, o TCM justifica a escolha dos cinco filmes e sua temática. inspirada em Rock Balboa, o último  da franquia redimiu Sylvester Stallone dos longas anteriores. A ideia do canal é mostrar personagens que superaram limites por um ideal.

Dog Day Afternoon tem um ritmo frenético e ágil, que vai da realidade mais dura e ultrajante a cenas bizarras e situações absurdas. Sidney Lumet realizou uma grande obra, um filme inesquecível e impactante.  

Al Pacino e John Cazale, aspirantes a ladrões de bancos, são abandonados em pleno assalto pelo terceiro elemento da gangue e a violência só faz aumentar em seus 124 minutos de projeção. Cazale está genial como o ladrão alienado e com problemas mentais, enquanto Al Pacino esbanja a persona frenética que imprime a muitos de seus personagens.

O assalto, aparentemente simples e rápido, se transforma em um sequestro, forçando a dupla a manter reféns enquanto negocia com a polícia.

Ele é aclamado pela multidão em frente ao banco, mostrando que sua violência é resultado da perversão do sistema capitalista. O final não surpreende, mas, depois de tanta tensão, não deixa de ser um alívio que Sonny cumpra seu destino.

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por