Primeiro beijo gay em novela global abre discussão e ganha destaque nas redes sociais

Hoje em Dia
01/02/2014 às 17:09.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:44
 (GShow/Reprodução)

(GShow/Reprodução)

O primeiro beijo gay protagonizado por homens em uma novela brasileira foi ao ar, no último capítulo do folhetim “Amor à Vida”, trama das 21 horas da Globo, de autoria de Walcyr Carrasco.

Na cena, o vilão recuperado Félix (Mateus Solano) e seu “carneirinho”, o chef Niko (Thiago Fragoso) se despedem com um carinhoso selinho mais longo. O casal teve um final feliz e decidiu viver em uma casa de praia, onde cuidam de César (Antonio Fagundes), debilitado após sofrer um AVC.

Antes de ir ao ar na noite da última sexta-feira (31), já era sabido que os atores haviam gravado a cena, mas era grande o suspense se a mesma iria ao ar.

Após a exibição, a repercussão nas redes sociais foi imediata, com destaque para o Twitter, onde a hashtag #BeijaFelixENiko ficou por quase seis horas como um dos assuntos mais comentados.

No Facebook, as postagens, em sua maioria acompanhadas da foto do famoso beijo, destacavam, o momento que a TV brasileira está vivendo a partir de agora. Críticas também foram feitas. Muitos internautas consideraram o beijo como o começo da quebra do preconceito de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Para lidar com a polêmica, a Rede Globo divulgou uma nota explicando sua decisão ao transmitir a cena:
"Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história."

Na noite de sexta-feira, o elenco da novela se reuniu para assistir o último capítulo numa festa fechada, promovida pelo diretor Wolf Maia, na zona sul do Rio. Em diversos momentos, o elenco se levantou e se emocionou com as cenas.

Neste sábado, o último capítulo de "Amor à Vida" será reprisado após o Jornal Nacional.

Beijos somente entre mulheres

Outros beijos gays recentes na televisão brasileira foram entre mulheres. Na série "Força-tarefa", exibida pela mesma TV Globo em 2009, ele aconteceu entre as personagens de Hermila Guedes e Fabíula Nascimento.  

Já o SBT mostrou, em 2011, na novela "Amor e revolução", do SBT, o beijo das atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por