3ª edição do “Noturno nos Museus” programa várias atividades gratuitas nesta sexta-feira

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
17/07/2015 às 07:11.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:57
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Belo Horizonte está cheia de museus e espaços expositivos interessantes, mas muitos desses passam despercebidos aos moradores em meio ao caos da metrópole. Para que aprendamos a olhá-los e curti-los com mais atenção, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) criou o “Noturno nos Museus”, evento que chega nesta sexta-feira (17) à sua terceira edição.

Trata-se de um dia invernal em que os horários de mais de 30 instituições da cidade ficam com as portas abertas até o fim da noite, permitindo que os visitantes tenham experiências diferenciadas nos locais e se sintam convidados a conhecer novos espaços em um horário alternativo.

“Tem gente que acha que museus são para poucos e, por isso, temos que mostrá-los como lugares do cotidiano”, afirma o presidente da FMC, Leônidas Oliveira.

“A política pública de cultura é formar público para os museus, para que as pessoas venham, conheçam os museus à noite, horário em que normalmente não estão abertos”, completa Leônidas, explicando que o evento atrai especialmente quem procura por atividades divertidas no fim de semana. “Dá para assistir a um teatro ou a uma performance, ver uma exposição, tomar um café, comer e encontrar os amigos”, enumera.

Para todos os gostos

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas nos vários espaços participantes, concentrados especialmente na Pampulha, no Circuito Praça da Liberdade e no centro da cidade – mas, sim, há também os que saem do roteiro tradicional.

Além das mostras que já fazem parte da programação dos lugares, há também atividades variadas, como apresentações de música, teatro, dança e performances, além de instalações artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

Destaque ainda para as atividades que ocupam os espaços de maneira divertida e coletiva. No Instituto Undió, na rua Padre Belchior, haverá um chá coletivo, acompanhado por comidas africanas, a partir das 19h. Durante toda a noite, será possível ouvir e compartilhar histórias e cantos afro-brasileiros. Nos museus Abílio Barreto e dos Quilombos e Favelas Urbanos, haverá atividades poéticas.

Ônibus gratuitos

Para que as pessoas possam circular por vários espaços, ônibus serão colocados à disposição do público das 19 às 23h. Um transitará pelos museus da Pampulha e outro pela região Centro-Sul. Haverá, ainda, o transporte da Pampulha para a Praça da Liberdade e vice-versa. No site do evento, é possível ver, em tempo real, onde estão os ônibus.

A organização do evento solicita que as pessoas compartilhem suas fotos com a hastag #NoturnoNosMuseus2015

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por