‘4x4’ reúne trabalhos de distintas orientações

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
07/08/2015 às 07:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:15
 (Jade Liz)

(Jade Liz)

Jade Liz tem apenas 20 anos, mas há pelo menos sete a belo-horizontina fechou questão: seu futuro profissional estaria, sim, atrelado à fotografia, ofício ao qual se habituou desde cedo, por obra e graça do pai, Tibério França. A partir de hoje, ela apresenta alguns de seus trabalhos ao grande público na mostra – “4 X4” – que divide com outros profissionais de idades e percursos distintos: Gualter Naves, Thierry Carré e a dupla Adolfo Cifuentes - Rosceli Vita. “Foi uma surpresa”, diz Liz, referindo-se aos colegas de empreitada.

Explica-se: cada fotógrafo inscreveu sua proposta no programa Mostras BDMG. A comissão julgadora deste 2015 – Ana Cristina Brandão, Marcos Hill e Paulo Nazaré – definiu os selecionados, que só se conheceram na primeira reunião. No caso, apesar das linguagens e abordagens diferentes, havia um, digamos assim, denominador comum: a forma peculiar de se relacionar com a fotografia.

Propostas

Bacharel em artes plásticas pela Guignard, Jade traz elementos do que aponta como uma natureza morta entre aspas. São autorretratos como o que aparece no alto desta página, no qual os veios da asa de uma cigarra dialogam com a íris de seu olho. Há, ainda, uma abelha, também colocada perto ao olho, e uma comparação entre um machucado no corpo humano e o de uma árvore. Todas integram a série “Still”, que traz, embutida, uma perspectiva de continuidade.

Presidente da Aliança Francesa em BH, Thierry Carré trabalha, por meio da arquitetura, luzes e sombras e, dessa forma, desenvolve seu olhar artístico. Veterano do fotojornalismo, Gualter flagrou um jogo de futebol no Aglomerado da Serra. Uma das imagens arrebanhou o primeiro lugar na categoria “Yellow”, no concurso mundial de fotografia 2014 promovido pela revista francesa “Photo”.

Adolfo Cifuentes e Rosceli Vita se valeram de embalagens, tampas de garrafas de refrigerantes, plásticos e lixo industrial para interessantes composições com o corpo humano.

4x4 – BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600). Desta sexta-feira (7) a 7 de setembro, das 10 às 18h, diariamente. Entrada gratuita. Informações: 3219-8486 / 8691 ou bdmgcultural.mg.gov.br.

Os autorretratos revelam a necessidade de representar a condição interna de Jade Liz

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por