A 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que acontece entre os dias  20  e 21 de julho, teve recorde de inscrições. Segundo o balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, foram 1.554 atividades, entre música e intervenções urbanas, foram propostas. 

Para o secretário municipal de cultura, Juca Ferreira, o número recorde demonstra o interesse dos artistas e produtores culturais da cidade pelo evento. "Essa Virada além de reforçar a inclusão de todas as áreas da cultura, extrapola para experimentações em busca de um novo olhar para a cidade, uma nova forma de vivência do hipercentro, com a intenção do encontro e celebração de todas as tribos, estilos e perfis do belo-horizontino”, afirma.

A diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, destaca que o recorde de inscrições confirma a produção cultural efervescente da cidade. “A Virada Cultural será um recorte de tudo o que a cidade produz de artístico ao longo de 365 dias, exibido em apenas 24 horas", explica

Fabíola Moulin, presidente da Fundação Municipal de Cultura, ressalta que o objetivo da Virada é reverberar no Centro de Belo Horizonte manifestações culturais que estão espalhadas pela cidade e também pela região metropolitana. Ela pontua, ainda, que a proposta da Virada Cultural é buscar uma experiência diferenciada do cidadão com o Centro da cidade. 

Inscrições

A música continua sendo a área com o maior  número de inscrições (57%), Mas, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte. Nesta edição, a Virada conta com novas categorias, como audiovisual, bem-estar e saúde. Outra novidade é que moda e design, que antes eram uma subárea, ganharam também status de categoria.

O resultado será divulgado no site oficial do evento. Outras informações também estão disponíveis no www.viradacultural.pbh.gov.br. A Virada Cultural terá cerca de 400 atrações gratuitas - 120 selecionadas pelo edital - que devem atrair cerca de 500 mil pessoas. Tudo isso realizado em 24h ininterruptas, em um circuito formado por seis áreas principais no hipercentro da capital, além de espaços culturais parceiros.

Virada Cultural de Belo Horizonte

A Virada Cultural de Belo Horizonte é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico, com apoio e adesão de diversos parceiros institucionais. Esta é a 5ª edição do evento, que reuniu, em toda a sua história, mais de cinco mil artistas, duas mil atrações e mais de 1,6 milhão de pessoas.
 
Serviço
Virada Cultural de Belo Horizonte 2019
De 20 de julho, às 17h, a 21 de julho, às 17h
Informações: www.viradacultural.pbh.gov.br
Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH