7ª Mostra Cantautores começa neste sábado com nomes consagrados da música brasileira

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
01/11/2018 às 19:45.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:34
 (Andrea Nestrea/Divulgação)

(Andrea Nestrea/Divulgação)

Começa neste sábado (3) a sétima edição da Mostra Cantautores, considerado um dos maiores festivais dedicados à canção no Brasil. Com recorde de inscrições, a programação inclui artistas locais, nacionais e de países como Angola (Aline Frazão) e Cabo Verde (Tcheka). Entre os destaques brasileiros estão nomes consagrados como Angela Ro Ro, João Bosco, Jards Macalé, Joyce Moreno, Zélia Duncan e Cátia de França. Os shows acontecem até dia 10 de novembro, no Cine Theatro Brasil.

Neste ano, a curadoria foi dividida entre os idealizadores do evento, Luiz Gabriel Lopes e Jennifer Souza, e os convidados Tiganá Santana e Susana Travassos. “A curadoria obedeceu a um processo que já vem acontecendo nas últimas edições, que é de análise do material inscrito. Nesta edição, recebemos mais de 250 inscrições do mundo inteiro. Analisamos os materiais e fomos chegando a um conceito”, conta Luiz Gabriel Lopes. “Grande parte da programação saiu dos inscritos, mas tiveram também artistas convidados diretamente, como a maioria dos headliners”, completa, lembrando a programação diurna de debates e encontros.

Segundo Lopes, o festival encontrou, nesse processo, duas linhas curatoriais que guiaram a programação. “Uma delas diz sobre as autoras mulheres. Priorizamos uma escrita feminina, focalizando diversas autoras e posicionando, pela primeira vez, um número igual de homens e mulheres na programação”, explica. “A outra foi a presença de obras que dialogam com o universo afro-brasileiro, de autores oriundos ou que se relacionam diretamente com países de origem africana, especialmente os países africanos lusófonos. A lusofonia já era uma área conceitual do festival, sempre tivemos um olhar de muito interesse para com artistas de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Mas percebemos que era importante incorporar isso como uma espécie de diretriz”, diz. 

A programação ainda inclui nomes promissores da cena mineira, como Nath Rodrigues, Rafa Castro e Juliana Perdigão, além dos catarinenses Chico Saraiva e François Muleka. “Tentamos identificar traços de várias historiografias possíveis no universo da canção brasileira e não só uma cartografia dominante”, explica Lopes. “Isso tem a ver com o aprofundamento da pesquisa, de identificar autores que estão em universos diferentes de mercado e linguagem, mas que compartilham de uma música comprometida com a invenção”. 

Serviço: 7ª Mostra Cantautores. De sábado (3) a 10 de novembro, no Cine Theatro Brasil (Rua dos Carijós 258 – Centro). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Programação completa em www.mostracantautores.com.br.

7ª mostra cantautores começa amanhã e traz nomes como jards macalé, zélia duncan, João Bosco, angela ro ro e joyce moreno

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por