"A Noite Devora seus Filhos" traz texto pesado e poético de Veronese

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
16/05/2014 às 08:26.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:36
 (Mirela Pirsichini)

(Mirela Pirsichini)

O argentino Daniel Veronese se tornou uma importante referência no teatro latino-americano da contemporaneidade. Quem quiser conhecer um pouco da força de sua dramaturgia pode conferir o espetáculo “A Noite Devora Seus Filhos”, do coletivo belo-horizontino Paisagens Poéticas, em cartaz nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Festival Internacional de Teatro de Palco & Rua (FIT).

A construção do espetáculo teve início em 2009, quando o diretor Gustavo Bones teve contato com o texto em espanhol. Veronese não havia montado e permitiu uma versão brasileira para o drama, desenvolvido em torno das cicatrizes deixadas pela ditadura militar argentina.

Na versão do Paisagens Poéticas, o monólogo foi transformado para que quatro atores interagissem no palco – duas com o texto, enquanto outros dois ficam por conta das mudanças de luz e cenografia. A violência – tema central – deixou de ser ligado à opressão da ditadura, para ter uma leitura mais ampla. Essa experiência ficcional poderia acontecer em qualquer tempo – especialmente num país com taxas de violência crescente. “O texto é pesado, mas com uma delicadeza poética. Apresentamos o olhar de uma mulher sobre um mundo cheio de violência”, afirma a co-diretora Mariana Maioline.

“A Noite Devora Seus Filhos” na Funarte (rua Januária, 68). Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), às 19h30. Ingressos no site www.fitbh.com.br e no posto da Belotur do Mercado das Flores

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por