A partir da experiência em hospitais e creches, palhaços criam "Rir é o Melhor Remédio"

Hoje em Dia
28/11/2014 às 08:14.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:11
 (Fabiano Lana/Divulgação)

(Fabiano Lana/Divulgação)

Há cerca de um ano, vários palhaços se uniram para criar um projeto – chamado Uniclown – com o objetivo de investigar a linguagem da chamada “palhaçaria”. Primeiramente, os artistas passaram por hospitais, creches e asilos da Grande BH. Agora, é a vez de apresentarem, ao público, um espetáculo criado a partir das vivências aferidas nos últimos meses.

Dirigido por Rodrigo Robleño (o artista mineiro que integrou o elenco da trupe canadense Cirque du Soleil), “Rir É o Melhor Remédio” estreia neste sábado (29), no palco da Spetáculo Casa de Artes. Nessa montagem, os seis palhaços do Uniclown mostram todo o percurso que um palhaço deve passar para realizar o lindo ofício de atuar em hospitais: treinamento intensivo, técnicas de circo, malabares, magia, dança, música e canto – ou, na verdade, nenhuma delas. E buscam a oportunidade do riso. Trabalhando em hospitais, asilos, creches e outros espaços, os palhaços podem oferecer o que de mais bonito há em cada um – a oportunidade de suscitar o riso.

Para a construção do espetáculo, Robleño propôs, aos colegas, um roteiro básico e, a partir dele, os palhaços improvisaram, riram e decidiram o que fazer.

O importante é que cada um valorizasse a sua particularidade, as características do personagem construído.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por