É possível ensinar a escrever? Esta será uma das reflexões que a escritora Ana Elisa Ribeiro vai apresentar neste sábado, no Memorial Minas Gerais Vale, encerrando as atividades de 2018 do "Projeto Ideografias". Autora  de mais de vintes livros técnicos e literários, Ana Elisa tomará por base a sua vasta experiência como escritora e professora de redação em duas décadas de oficinas, palestras e aulas.
 
“Especialmente quando se trata da escrita considerada criativa, como ensinar a escrever e como ensinar a “criar”? Que desaprendizagens devem ocorrer para que nos tornemos escritores? O que é escrever hoje? Que objetos fazem circular a escrita literária no sistema de mídias atual? Por que há tantas pessoas escrevendo atualmente? Ser um autor não se resume ao simplesmente escrever. É preciso sair da famigerada torre de marfim e dialogar com leitores e outros autores. São algumas das questões que vou abordar nessa conversa”, explica a autora.
 
Ao final do evento, ela conversará com o público sobre essa temática e lançará “Livro: edição e tecnologia no Século XXI” (Editora Moinhos), que dá a oportunidade do leitor pensar sobre como fazer um livro e a sua edição, deixando emergirem a curiosidade e a partilha. A despeito de uma expressão que separa pensar e fazer, há o movimento em mão dupla: fazer pensando, pensar fazendo, atuar na interação entre prática e teoria, ouvir e propor. 
 
SERVIÇO
Projeto Ideografias, com Ana Elisa Ribeiro - Sábado (1), às 10h30. No Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias). Entrada franca. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação.