A 22ª edição do Prêmio Multishow elegeu os melhores da música em 15 categorias. A cantora Anitta – com Melhor Show e Melhor Música, com "Ritmo Perfeito" -, Ava Rocha – premiada nas categorias de Novo Hit, com "Você Não Vai Passar", e Artista Revelação -, e Luan Santana - vencedor em Música Chiclete com "Eu Não Merecia Isso" e na categoria de Melhor Clipe TVZ com "Escreve Aí" em disputa popular com mais de dois milhões de votos no Twitter - são os grandes destaques da noite com dois troféus cada um.

Apresentado por Paulo Gustavo e Ivete Sangalo, o prêmio homenageou a diversidade da música nacional em números variados, do funk aos 100 anos do samba, lembrando ainda o sertanejo, o forró contemporâneo e os 30 anos do axé.

Um dos pontos altos do evento foi o reencontro de Caetano Veloso e Gilberto Gil homenageados por Anitta, Ana Cañas, Ana Carolina, Maria Gadú, Ivete Sangalo e Gal Costa - que recebeu ainda premiação surpresa por seus 50 anos de carreira no palco da Arena da Barra, no Rio de Janeiro.

Em debate ao vivo, o Superjúri, formado por críticos e jornalistas especializados em música, definiu os vencedores das três principais categorias: Melhor Disco, Artista Revelação e Nova Canção. Na primeira, os veteranos do Cidadão Instigado ficaram com o prêmio.

A cena independente brilhou ainda com Ava Rocha, eleita a Artista Revelação de 2015 após o lançamento de Ava Patrya Yndia Yracema, e Karol Conká, que levou o troféu com a poderosa "Tombei" no Prêmio de Nova Canção.

Já o júri especializado premiou os paulistanos do Metá Metá com Versão do Ano para a canção " Me Perco Nesse Tempo", da banda As Mercenárias, e Ava Rocha na categoria Novo Hit, com "Você Não Vai Passar", composição do marido Negro Leo.

O Melhor Clipe ficou para o vídeo-protesto de Emicida na canção "Boa Esperança". O pernambucano Siba ganhou o troféu de Música Compartilhada com seu recém-lançado "De Baile Solto".

Pela votação popular, o público escolheu os melhores do ano nas categorias Cantor (Lucas Lucco), Cantora (Ivete Sangalo), Grupo (Turma do Pagode), Música (Anitta, "Ritmo Perfeito"), Show (Anitta), Experimente (Banda Jamz) e Música Chiclete (Luan Santana com "Eu Não Merecia Isso").

 

A seguir, os vencedores de 2015:

 

INDICADOS DO SUPERJÚRI

Melhor Disco: Cidadão Instigado

Artista Revelação: Ava Rocha

Nova Canção: Carol Konká

 

INDICADOS DO JÚRI ESPECIALIZADO

Novo Hit: Ava Rocha

Versão do ano: Metá Metá ("Me perco nesse tempo")

Melhor Clipe: Emicida ("Boa esperança")

Música Compartilhada: Siba ("De Baile Solto").

 

VOTAÇÃO POPULAR

Melhor Clipe TVZ: Luan Santana

Melhor Cantor: Lucas Lucco

Melhor Cantora: Ivete Sangalo

Melhor Grupo: Turma do Pagode

Melhor Música: "Ritmo perfeito" (Anitta)

Melhor Show: Anitta

Experimente: Jamz

Música-chiclete: "Eu não merecia isso" (Luan Santana)