Aos 88 anos, atriz Chica Xavier morre de câncer no pulmão

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
08/08/2020 às 14:47.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:14
 (REPRODUÇÃO INSTAGRAM LUANA XAVIER)

(REPRODUÇÃO INSTAGRAM LUANA XAVIER)

Ícone da representatividade negra nas artes do país, a atriz Chica Xavier faleceu na madrugada deste sábado (8), aos 88 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. 

Em março, ela apresentou um quadro de suspeita de pneumonia. Porém, devido à pandemia de Covid-19, a família preferiu aguardar antes de levá-la ao médico, já que, além da questão da idade, era hipertensa e diabética. 

Com a piora na respiração, na quinta-feira (6), Chica Xavier foi levada à emergência do Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, onde constataram um câncer de pulmão em estágio avançado.

Trajetória

Presente no elenco de várias novelas de época da Rede Globo, como "Esperança", "A Força de um Destino" e "Sinhá Moça", a artista teve como um de seus últimos trabalhos o folhetim "Cheias de Charme", exibido em 2012.

Nascida em Salvador, a atriz também teve presença marcante nos cinemas, tendo participado do clássico "Assalto ao Trem Pagador" (1962), de Roberto Farias. Participou ainda de "A Partilha" (2001) e "Nosso Lar" (2010).

Há dez anos, recebeu o Troféu Palmares, concedido pela Fundação Palmares, por sua contribuição às artes e à cultura afro-brasileira.

Repercussão

Entre os artistas que lamentaram a morte da atriz nas redes sociais, Lázaro Ramos escreveu que ela foi uma das suas inspirações na carreira. "Obrigado por essa presença nobre que a senhora era em cada aparição na televisão. Pra um jovem sonhador foi o sinal que eu precisava para saber que era possível", postou.

Esposa de Lázaro, a também atriz Tais Araújo disse, em seu perfil no instagram, que "o céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos".

Uma publicação compartilhada por (@olazaroramos) em

  

Uma publicação compartilhada por (@taisdeverdade) em
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por