Em seu primeiro fim de semana depois de ganhar o principal prêmio do Oscar, "Spotlight: Segredos Revelados" cresceu quase 150% em bilheteria nos Estados Unidos em relação à semana anterior.

Entre sexta-feira (4) e domingo (6), o filme arrecadou mais de US$ 1,8 milhão no país, passando da 21ª à 13ª posição entre os mais vistos.

Uma surpresa para grande parte dos apostadores, o longa baseado na história real da equipe de jornalismo investigativo do "Boston Globe" levou a estatueta de melhor filme no último dia 28, desbancando os favoritos "A Grande Aposta" e "O Regresso".

Dirigida por Tom McCarthy, a história narra a trajetória de repórteres que desvendam um escândalo mundial de pedofilia envolvendo sacerdotes da Igreja Católica. O filme estreou em 6 de novembro nos EUA e em 7 de janeiro no Brasil.

Além da premiação, outro fator que ajuda a explicar o crescimento em seu 18º fim de semana de exibição -enquanto a maioria dos filmes tem quedas vertiginosas após os primeiros dias- é o aumento do número de salas ocupadas pelo longa: foram 542 novas só neste fim de semana, totalizando mais de 1.200.

Apesar disso, o longa condecorado pela Academia passou longe do vencedor do fim de semana, "Zootopia: Essa Cidade É o Bicho", nova animação da Disney, lançado com uma arrecadação de US$ 73,7 milhões.