Você sabia que, em alguns dias do mês, a Netflix chega a receber mais de 100 títulos novos? Já se sentiu perdido sem saber o que escolher? Ou percebeu que aquele filme que tinha deixado para depois já não está mais lá? Usuário do serviço de streaming desde o seu lançamento no Brasil, há sete anos, o mineiro Douglas Alves, 36 anos, partiu da própria experiência para criar o Upflix, um aplicativo que informa o que entra e o que sai da Netflix e ainda ajuda na hora de escolher o que assistir.

"Foi uma coisa criada a partir da minha necessidade mesmo. Eu me sentia perdido e não sabia o que tinha de novidade. Foi aí que encontrei essas informações em blogs e pensei 'preciso descobrir como eles sabem disso'. Aí surgiu a ideia de criar um aplicativo para me avisar sempre que entrassem coisas novas", conta Alves, que já era desenvolvedor de apps.

O usuário do Upflix, ao entrar no aplicativo, não precisa fornecer nenhum tipo de dado nem criar uma conta. O app apresenta em formato de lista todos os novos títulos ordenados pelo dia em que entraram na plataforma. Para quem não quer perder a oportunidade de ver  um clássico, o Upflix também tem a lista "Saindo", que mostra os títulos que, a partir da data indicada, não integrarão mais o catálogo da Netflix. Além da disponibilização em listas, o usuário também é notificado sempre que entra uma novidade.

Todos os títulos listados no Upflix vêm acompanhados de suas notas em plataformas de avaliação renomadas, como o IMDb, o Flixter e o Rotten Tomatoes.

Outra funcionalidade que Alves conta ser bastante elogiada é a Roleta, ou Roulette, como é chamada dentro do app. Com a ferramenta, o usuário pode receber uma dica aleatória de que filme assistir, basta que ele escolha um gênero de sua preferência e as notas mínimas no IMDb e no Rotten Tomatoes. Ao receber a sugestão - ou mesmo se quiser assistir a um dos filmes listados na plataforma do Upflix -, o usuário pode dar apertar o play diretamente no app de Douglas, que abre o link do título no aplicativo da Netflix.

Apesar de ter sido criado no Brasil, o Upflix não se limita a usuários dentro do território nacional. Como a Netflix muda seu catálogo de acordo com o país, o app também muda suas atualizações, basta que usuário escolha a nacionalidade na hora de conferir as listas.

Gosto do público

Com o app avaliado em 4,2 estrelas na loja de aplicativos para Android e em 3,6 na loja da Apple, Douglas conta que se baseia principalmente nos feedbacks para melhorar cada vez mais o Upflix, que pode ser baixado gratuitamente.

Desde que iniciou as atividades, ele vem incrementando as funcionalidades do app. "Quando a ideia foi pensada, vieram várias possibilidades, mas entendi que deveria dar um passo de cada vez, e assim venho fazendo, acrescentando funcionalidades de acordo com as  solicitações dos usuários", relata Douglas, que hoje vive do que arrecada com a comercialização de publicidade dentro do aplicativo.

Informação de confiança

Afinal, de onde vêm as informações do Upflix? De acordo com Alves, os dados principais que alimentam o aplicativo vêm direto da Netflix, através de uma chave que foi passada pela empresa e que, antigamente, poderia ser disponibilizada a todos, mas atualmente está fechada para o público.

Toda a operação do aplicativo é automática, o que faz com que as atualizações sejam lançadas no Upflix em tempo real, juntamente com os lançamentos da própria Netflix.