Há quatro meses, Arlindo Cruz recebeu alta do hospital após ficar um ano internado por causa de um AVC. No tratamento em casa, o cantor está sendo acompanhado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A proximidade com a família e amigos trouxe evoluções significativas no quadro de saúde do sambista, que luta para recuperar movimentos básicos e comunicação.

Arlindinho, filho do músico, compartilhou alguns dos momentos de progressos de Arlindo durante o programa "Ritmo Brasil". Ele relatou um episódio em que o sambista reagiu ao cancelamento de um atendimento da fonoaudióloga porque, segundo informações de um médico, Arlindo não teria mais condições de voltar a falar ou mexer a boca.

"Minha mãe se negou: 'Não, mas não tem a possibilidade mínima. Ele vai voltar a falar sim, ele vai abrir a boca, ele vai comer'. Então, 20 dias atrás, ele voltou a mexer a boca. O médico pediu desculpas", revelou Arlindinho.

Sobre a situação do pai e o futuro no mundo da música, ele avaliou: "Tudo que ele podia fazer pelo samba e acho que por cada um, ele já fez. Agora é viver para ele, curtir, ver suas obras sendo regravadas e as inéditas apresentadas por outros artistas. Tudo o que ele fez não vai morrer, será eterno e acho que agora é ele voltar para entender que o mundo do samba ama ele e que ele é um artista incrível", concluiu.