Arte geométrica de Carlos Muniz entra em exposição nesta quinta-feira em BH

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
24/10/2018 às 10:30.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:24
 (Catálogo/Divulgação)

(Catálogo/Divulgação)

Os movimentos da geometria do artista plástico Carlos Muniz poderão ser vistos pelo público de Belo Horizonte, a partir desta quinta-feira (25), na Galeria Celma Alvim. Os traços do mineiro, que já rodou por 16 países e foi destaque na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, vão ficar em exposição na capital mineira até o dia 26 de novembro.

Especialista em arte geométrica, Muniz, que é natural de Montes Claros, no Norte de Minas, começou as primeiras pinceladas no fim dos anos 70. Desde então, segundo ele mesmo diz, houve um gradual refinamento e, ao mesmo tempo, simplificação das obras. 

Nos primeiros traços, o artista procurava seguir uma temática, “como se sobrevoasse uma cidade, vendo lá de cima a praça, as avenidas e as placas”, caracterizando-se pela quantidade de elementos. “Depois, ainda dentro da arte geométrica, fui simplificando o retrato desse caos urbano, brincando com os meus próprios quadros, como se fizesse um balé de cores”.
 CATÁLOGO/DIVULGAÇÃO Muniz é um dos mais importantes artistas geométricos do país, com vários trabalhos expostos no Brasil e fora

 
O artista também comentou como foi o processo criativo e evolução de suas artes ao longo das últimas quatro décadas. “Sempre mantive a coerência, pesquisando com muita firmeza todos os movimentos da geometria e vendo o que podia acrescentar. Assim, depois de um início com elementos mais complexos, fui tirando cores e elementos até chegar à ideia simplificada do que estou querendo”.

SERVIÇO
Mostra de Carlos Muniz
Onde: Galeria Celma Alvim (Rua Alagoas, 989, loja 13, Savassi)
Quando. dia 25/10, de 19h às 23h. De 26/10 a 26/11, segunda a sexta-feira, de 13h às 18h. Sábado, de 9h às 13h.

*Com Paulo Henrique

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por