O teatro ganha um presente. Ou melhor, fotografias. A partir do dia 19 de agosto, entra no ar o site Focoincena.com.br com imagens que resgata 25 anos de registros de um dos mais importantes fotógrafos das artes cênicas, Guto Muniz.

Antes disso – e a partir desta quarta-feira (15) – o Café do Memorial Minas Gerais Vale (na Praça da Liberdade) hospeda parte do acervo que estará presente no portal. A exposição “Foco In Cena” contará com 120 fotos que retratam grupos de teatro e de dança, mineiros, nacionais e internacionais, que se apresentaram em Belo Horizonte ao longo dos 25 anos de trajetória do fotógrafo. Uma história que começou a ser traçada exatamente em 1987.

“Uma das fotos que posso dizer ser a responsável por toda dedicação que me dispus em retratar as artes cênicas foi feita em 1989. É do espetáculo ‘Fim de Jogo’ e fotografia é do ator Paulo Lisboa (já falecido). Lembro que quando cheguei no laboratório e revelei aquela imagem aquilo me calou e me fez desejar e extrair tudo o que há na encenação”, recorda o fotógrafo.

A imagem a que Guto descreve é exatamente a fotografia que ilustra a capa do caderno de Cultura desta terça-feira (14). “Naquela época era facinho, facinho de me apaixonar. E foi a fotografia que me fisgou de jeito”, brinca.

Mas a ideia de entregar ao mundo todo trabalho construído ao longo de duas décadas só surgiu a partir do incômodo que Guto teve ao deparar-se diariamente com os registros que vinha engavetando sobre pilhas.

“Eu não queria mais ter meu trabalho entulhado em armários, dentro de pastas e arquivos. Era chegada a hora de contar a história do teatro. Sei que tudo o que estará disponível no site, e que pode, antes disso, ser visto na exposição, será de imensa valia para a arte. É um imenso álbum de retrato”.

A mostra fica em cartaz no Museu da Vale até novembro deste ano. “Era engraçado porque quando comecei a pensar nesse projeto (do site), eu simplesmente não conseguia tirá-lo do papel. Selecionava cinco fotos e produzia outras 50. Só depois que consegui a Lei Municipal de Incentivo à Cultura pude contratar profissionais que me ajudaram a selecionar as imagens”. O trabalho diminuiu? “Um pouco, na verdade. São mais de mil registros catalogados, selecionaremos 800. Todos eles contarão com alguma pesquisa, portanto, toda imagem vai ter ao menos uma sinopse e ficha técnica”, conta Muniz.

Muniz retrata tudo o que chega à cena  

Depois do teatro, a dança, o circo, os bonecos, a música... A verdade é que os palcos não abrem mão de Guto Muniz.

“Quando fui rever as fotos para incluir no projeto comecei a lembrar de espetáculos que nem passavam mais por minha cabeça. Peças que na época não tinham tanto sentido para mim, como têm hoje”, conta o fotógrafo que entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro comanda o Workshop sobre Fotografia de Artes Cênicas.

O curso acontece na Escola de Imagem (Rua Colômbia, 375, no Sion). Para mais informações e inscrições é necessário entrar em contato pelo telefone (31) 3264.6262.



Exposição Foco In Cena, de amanhã até novembro no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, sem número, esquina com Gonçalves Dias). Domingo, das 10 às 16 horas. Sábados, terças, quartas e sextas, das 10 às 18 horas. Quintas, das 10 às 22 horas. Entrada gratuita. Lançamento do site Focoincena.com.br dia 19 de agosto.