Artistas da atualidade fazem sucesso com releituras de hits sertanejos

Thais Oliveira - Hoje em Dia
28/10/2015 às 07:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:14
 (Marcos Hermes)

(Marcos Hermes)

Parece que está na moda ou, como diriam os artistas do meio, “modão” (com o perdão do trocadilho) gravar músicas que foram sucesso em décadas passadas. Se você capturou a dica dada no início do texto e pensou naquelas músicas cantadas nas rodas de viola, acertou. O sertanejo é antigo, tem muita história “pra” contar e a sensação é a de que, de uns tempos para cá, angariou ainda mais força.

Um indício é a pesquisa feita pela Crowley Broadcast Analysis do Brasil – empresa especializada em monitoração eletrônica de rádio –, que apontou o gênero como o mais tocado nas rádios do país no primeiro semestre de 2015.

Mineiríssimos de coração, César Menotti (natural de SP) e Fabiano (nascido no PR) formam uma das duplas mais famosas do país. Contabilizando dez anos de estrada, eles lançaram, ano passado, o álbum “Memórias dos anos 80 e 90”, que vendeu nada menos que mais de 100 mil cópias. Agora, um álbum de inéditas está prestes a sair do forno, mas a aceitação ao trabalho anterior foi tão grande que os irmãos já bateram o martelo. “Ano que vem, queremos gravar o volume 2 do ‘Memórias’”, diz Fabiano, ao Hoje em Dia.

Em CD e vinil

Duplo, “Memórias” tem 28 faixas. “Era um sonho nosso há muito tempo. Tínhamos vontade de cantar aquilo que a gente ouvia quando éramos crianças”, conta Fabiano, de 36 anos – quatro anos mais que César. O diferencial do trabalho foram as 400 cópias em duplo vinil. Os fãs devem ter se estapeado, não? “(Risos) demos para alguns amigos. Esta foi uma época de ouro do vinil, então, o projeto tinha que lembrar isto, trazer esta memória também”, diz o cantor.

No repertório, canções como “Sonhei Com Você” (Milionário & José Rico), “Filho Pródigo” (Sérgio Reis) e “Diz Pra Mim” (Leandro & Leonardo), entre outras. “Os anos 80 foram o boom do sertanejo e tudo aconteceu a partir de ‘Fio de Cabelo’, de Chitãozinho & Xororó, a primeira música (do gênero) a tocar na rádio FM. Desde então, o sertanejo foi ganhando mais espaço e novas caras foram aparecendo, elevando-o a um patamar muito alto. Hoje, está até no Carnaval, com Jorge & Mateus, responsáveis pelo maior bloco de Salvador. Mas a base são os anos 80 e 90”, pontua Fabiano.
 

No topo do ranking

Ele pode até ser bem jovem – hoje, está com 26 anos –, no entanto, não ouse dizer que Gusttavo Lima não “pegou” a “época de ouro” do sertanejo. “Nasci em Presidente Olegário (Minas Gerais). Lá, meus pais e irmãos ouviam estas músicas, modas mais antigas de viola. Eu mesmo ouvi muito Tião Carreiro & Pardinho, Milionário & José Rico. E, claro, a turma dos “Amigos”, os mais recentes, como Bruno & Marrone, Leandro & Leonardo, João Paulo & Daniel, Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano”.

Intitulado “Buteco do Gusttavo Lima”, o trabalho resultou em um CD e um DVD e foi lançado no segundo semestre deste ano. Entre as participações, estão as de Zezé di Camargo & Luciano (“Saudade”) e Leonardo (“Rumo a Goiânia”), além de Alcino Landim, pai do jovem, com quem fez o pot-pourri com “Morena Bonita”, “Cama Fria” e “Doce Amada”.

Gusttavo conta que, neste projeto de seus sonhos, a ideia foi reunir os sucessos que cantava nos bares, antes da fama. “O retorno está sendo maravilhoso. Está entre os mais vendidos e isto aconteceu em menos de dois meses. Agradeço muito a Deus”, afirma.

 

GUSTTAVO–“Foi nos bares e botecos que comecei a cantar,tempo que me lembro com orgulho”. Foto Divulgação

 

Depois de bombar no WhatsApp com releituras de clássicos, Fred Liel vai lançar DVD

As modas de viola podem até ser antigas, mas o pessoal que anda escutando é bem moderno – e vem aproveitando a tecnologia para baixar canções e compartilhá-las pelos smartphones. Fred Liel, 27, é um dos músicos que devem estar na playlist de muita gente, após se tornar “vítima” do compartilhamento durante e depois de uma recente apresentação em Campo Grande (MS). “Nem sabia que o show estava sendo gravado. Sei que o pessoal do som do evento gravou e mandou para os amigos pelo WhatsApp. Eu mesmo recebi e fiquei sabendo pelo aplicativo”, entrega o músico, que mora atualmente em BH.

Vendo que o repertório agradou, Fred acabou fazendo do trabalho um projeto oficial. “Deu tão certo que vou gravar o meu primeiro DVD solo baseado neste show. Vou levar um pot-pourri do Zezé di Camargo & Luciano, com ‘Hora H’ e ‘Nem é Bom Lembrar’, além de trazer Leandro & Leonardo, Chrystian e Ralf, Roberta Miranda, entre outros”, conta.

Ao todo, serão 20 faixas, sendo oito inéditas – sete de autoria do próprio Fred. A gravação está marcada para o próximo dia 10 de novembro, em Campo Grande, e terá a participação de César Menotti & Fabiano, entre outros músicos consagrados.

  FRED LIEL – Ele já compôs para Luan Santana e Jorge & Mateus. Foto: IGORDUARTE/DIVULGAÇÃO

 

Don & Juan e João Neto & Frederico preparam álbuns

Somente no fim deste ano, pelo menos três álbuns serão gravados com releituras de hits do sertanejo. Don & Juan é uma das duplas que vai prestar homenagem ao gênero. Os dois artistas já estão com quase tudo preparado para lançar o DVD “Don & Juan – Nos Bares da Vida” no Mix Garden, no fim deste ano.

O álbum é um brinde aos dez anos de carreira dos irmãos e ao retorno aos palcos após Don vencer um problema de saúde. “Tive um problema hemorrágico no intestino grosso. Perdi 55% do sangue do corpo e entrei em coma. Ficamos parados por dez meses. Recebi a alta em julho e o DVD está marcando a nossa volta. Estamos muito felizes em poder fazê-lo”, comemora Don, 38, que, após a recuperação, fundou o projeto “Esforça-te”, no qual é palestrante.

Segundo ele, a proposta do álbum é trazer releituras das músicas que a dupla tocou nos barzinhos de BH. Entre as canções, “Solidão” e “Estrada da Vida”, de Milionário & José Rico, e “Ainda Ontem Chorei de Saudade”, de João Mineiro & Marciano. Chico Rey & Paraná, Trio Parada Dura e Zezé di Camargo & Luciano também compõem o repertório. “O sertanejo daquela época é a nossa maior referência. O Don e o Juan não se renderam ao sertanejo universitário”, ressalta Don.

Contudo, esta não será a primeira vez que a dupla grava clássicos sertanejos. Eles já tinham feito uma gravação com a Orquestra Filarmônica da Polícia Militar de Minas Gerais. “Era um CD que estava para concorrer ao Grammy, mas adoeci na época. Ainda queremos regravá-lo, num outro momento, e fazer disto um DVD”, planeja Don.

  DON & JUAN –Dupla resiste ao sertanejo universitário. Foto: CHRISTOPHER PEARSON/DIVULGAÇÃO

 

Só modão

A dupla João Neto & Frederico também vai mergulhar, pela segunda vez, num projeto de releituras. A primeira foi com o CD “Só Modão”, em 2007, que pontuou o início da carreira dos irmãos. “Teve uma repercussão muito boa, porque são músicas marcantes, que todos ouvem, inclusive os jovens, pois eles não têm mais o preconceito de escutar o sertanejo como antigamente”, diz Frederico.

Agora, João Neto, 36, e Frederico, 33, planejam lançar o “Só Modão 2”, em novembro. “Minha família veio deste meio. A gente ia ao show do nosso pai (Gil), que cantava ‘modão’, e aprendemos isto com ele. Depois, começamos a cantar nos botecos, e foram muitas noites assim. Com este projeto, queremos resgatar o início da nossa carreira”, afirma Frederico.

O CD é duplo e tem 24 faixas, das quais seis são inéditas. Entre as regravações, estão canções a partir da década de 80 de músicos, como Chrystian & Ralf, Lairton dos Teclados, Milionário & José Rico e Leandro & Leonardo.

 

JOÃO NETO & FREDERICO – Fama veio após releituras. Foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO

 

E mais

- O mais recente CD de João Bosco & Vinícius, “Estrada de Chão”, presta homenagem também a clássicos sertanejos.

- Com um repertório mais eclético, Bruno e Marrone também fizeram releituras em DVD e CD gravados ao vivo. “Regravamos grandes sucessos que a gente mesmo gostava. Fizemos um passeio pela música brasileira, onde andamos de Chiclete com Banana até Djavan”, afirma Bruno.

Acesse:

Ouça o álbum "César Menotti & Fabiano - Memórias Anos 80 e 90":

 

Escute Gusttavo Lima cantando "Rumo à Goiânia" com Leonardo:

 

Ouça a gravação do show "Fred Liel - Acústico na Fazenda":

 

Assista a uma gravação de Don & Juan com Munhoz & Mariano de "Ainda Ontem Chorei de Saudade":

 

João Neto & Frederico cantam "Meu ex-amor", "Garçom e "Fogo e Paixão" no Só Modão 1:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por