Com instrumentos inusitados como tubos de plástico, e até o zíper da calça, a banda canadense Walk off the Earth caiu no gosto dos internautas com um cover da música fenômeno da britânica Adele, “Hello”.

Eles são prova de que o cover tem lugar na web e nos headphones por aí. Afinal, já são quase sete milhões de visualizações no Facebook da banda. E não é de hoje que muitos músicos iniciantes se apropriam de canções já consagradas para começar a carreira. Mas, agora, com a internet, as proporções são bem maiores.

O cover, por várias vezes, chega a ter mais visualizações que o próprio original. Caso da banda australiana Boyce Avenue, formada pelos irmãos Manzano, que interpreta de Coldplay a Christina Aguilera.

Os rapazes possuem um trabalho autoral, mas o lado cover fala mais alto, e eles chegam a fazer turnês por outros países com suas versões. Em 2013, os irmãos se apresentaram em terras tupiniquins.

Outro projeto que ‘bomba’ é o “Us The Duo”, formado pelo casal americano Michael e Clarissa Alvarado, que com poucos instrumentos como piano e violão, fazem muitas proezas com os hits do momento.

No Brasil

Não são só os gringos que aproveitam as possibilidades da internet para disseminar suas releituras. Quando se fala em cover no Brasil, logo vem à mente o nome do músico Emmerson Nogueira.

Muitos “desavisados” acreditam que “Hotel California” pertence ao belo-horizontino. Mas não. Basta uma consulta rápida no Google que você descobre que a banda Eagles é a verdadeira dona da canção.

O mineiro abriu portas para outros artistas, que têm angariado milhares de seguidores no YouTube. A banda Maui 68, formada por dois paulistanos e um pernambucano, podem não ser tão conhecidos, mas na internet a versão dos garotos para “Uptown Funk”, de Bruno Mars, teve 40 milhões de acessos em poucas semanas. Outro exemplo é a mineira Gabi Luthai, com mais de 700 mil seguidores na plataforma de vídeos.

E MAIS...
 

A música dos Beatles na voz de Joe Cocker

A faixa “With a Little Help From My Friends”, presente no álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançado em 1967 pelos Beatles, ganhou uma versão mais arrastada e psicodélica gravada por Joe Cocker. O cover, que foi o eleito para dar título ao seu disco de estreia, em 1969, se tornou um dos grandes sucesso do cantor e foi, inclusive, parte da trilha sonora do seriado “Anos Incríveis”. Uma das poucas canções assinadas por Ringo Starr é atribuída, por muitos sites de música, a Cocker.

Cocker ficou conhecido pelo cover

Cocker ficou conhecido pelo cover

Miley Cyrus faz cover de lana del rey

Em uma sessão da rádio britânica BBC, a cantora Miley Cyrus fez um cover de “Summertime Sadness”, de Lana Del Rey. A versão, em voz e violão, difere da batida original, feita com sintetizadores. Já a artista norte-americana teve um de seus sucessos, “We Can’t Stop”, gravado pela banda de indie rock Bastille, que abusou da quantidade de instrumentos envolvidos na canção. Além de bateria, baixo, guitarra, piano, violino e sintetizador, o grupo também preparou um arranjo especial.

Cantora também se rendeu ao cover

Cantora também se rendeu ao cover

Confira o vídeo das canções citadas na matéria:

Walk off the Earth - "Hello" (Adele)


Boyce Avenue - "Want To Want Me" (Jason Derulo)

Us The Duo - Hits de 2015

Maui 68 - "Uptown Funk" e "Que Beleza"

Gabi Luthai - "Bang" (Anitta)

Demi Lovato - "Hello" (Adele)

John Mayer - "XO" (Beyoncé)

Joe Cocker - "With A Little Help From My Friends" (The Beatles)

Bruce Springsteen - "Sociedade Alternativa" (Raul Seixas)

Miley Cyrus - "Summertime Sadness" (Lana Del Rey)

Bastille - "We Can't Stop" (Miley Cyrus)