Artistas apoiam a causa das ocupações que tomaram escolas de São Paulo contra o projeto de reorganização proposto pelo governo daquele Estado. Composta por Dani Black, a música "O Trono de Estudar" ganhou participações de 18 artistas, como Chico Buarque, Maria Gadú, Pedro Luís, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Tiê, Zélia Duncan e vários outros.

A letra da música diz: “Ninguém tira o trono do estudar/ ninguém é dono do que a vida dá/ e nem me colocando numa jaula/ porque sala de aula/ essa jaula vai virar”.

Importante lembrar que as ocupações de duas centenas de escolas por estudantes foi fundamental para que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, revogasse o plano conhecido como "reorganização" - que consistia na readequação de centenas de instituições de ensino, separando alunos de ensino Médio e Fundamental.

No início deste mês, dezenas de artistas participaram, na capital paulista, de uma sequência de shows chamada de "Virada Ocupação", como demonstração de apoio aos jovens que ficaram acampados em suas escolas.

Confira "Trono de Estudar":