Autora usa registros históricos para criar personagens e conta por que Ramsés não morre

Folhapress
13/10/2015 às 10:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:02
 (Record/Divulgação)

(Record/Divulgação)

A novela "Os Dez Mandamentos" (Record) tem uma trama conhecida por quem leu a Bíblia, mas vem conquistando o interesse do público ao incluir personagens fictícios e curiosidades baseadas em dados históricos.

Uma das escolhas da autora, Vivian de Oliveira, para o final da novela, por exemplo, é deixar claro que Ramsés não morre durante a abertura do mar Vermelho -como pode sugerir o texto bíblico.

"A morte dele não seria possível, porque ele era muito jovem naquela época e há registros de que ele viveu muitos anos ainda. No Livro do Êxodo diz que todo o Exército do faraó foi coberto pelo mar, mas não diz que ele estava lá nessa hora", explica Vivian. Ela ainda completa: "Não estou fazendo uma adaptação somente da Bíblia, mas da história".

Para incrementar a trama, Vivian criou personagens, como a vilã Yunet (Adriana Garambone) e o sacerdote Paser (Giuseppe Oristanio), além de trabalhadores do palácio e soldados.

"A história que é contada na Bíblia tem um núcleo muito reduzido, mas sabemos que um faraó era cercado de generais e que as princesas tinham damas e joalheiros trabalhando para elas", explica a autora. "Esses personagens vão sendo moldados em cima do que rende mais conflitos e ajudam a trama principal a caminhar."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por