Autores amadores e amantes da síntese dão o pensamento do dia a você

Elemara Duarte - Hoje em Dia
14/12/2015 às 07:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Sabe aquela frase em uma postagem, que toca e alegra seu coraçãozinho triste, quando você entra em uma rede social? Num impulso de gratidão, você curte, compartilha. Mas você já pensou em quem faz estas citações? A reportagem selecionou alguns autores destas sabedorias virtuais para mostrar de onde vem as nobres inspirações.

Por exemplo: nas redes, o professor de inglês Marcos Paulo, 25 anos, é Marcos Universo”. “Universo”, diz, é uma sintetização de “unir os versos”. O quase inevitável automatismo de compartilhar uma frase bacana na rede social se deu entre ele e o músico Rogério Flausino, do Jota Quest.

A frase é esta que está nas mãos do professor na foto da página e foi retirada de “Dias Melhores”, do repertório da banda mineira. “Um ótimo domingo a todos com esta arte incrível do @marcos_universo”, escreveu Flausino, no post, que até o fechamento desta edição, contabilizava 4 mil curtidas e quase 800 compartilhamentos. Universo diz que não conhece o músico pessoalmente, mas que é fã da banda. “Postei e o marquei. Ele curtiu e depois compartilhou”.

“É meu universo particular”, entusiasma-se Marcos. Formado em Letras, ele nasceu em Contagem, mas radicou-se em Ladainha, no Vale do Mucuri. Na cidade, ministra aulas na rede pública. Por hobby, começou a fazer as frases – próprias e de letras de músicas.

 

CARA SENSÍVEL - Pedro Henrique lança livro com frases de sucesso que posta nas redes sociais. Crédito: Angelo Antônio Duarte/Divulgação

 

Uma frase, um cartão

“Era uma brincadeira que todo mundo acompanhava”. Assim resume o advogado Pedro Henrique sobre os primeiros meses do perfil Um Cartão”, criado por ele. Mas agora, além de acompanhar as postagens – pelo menos três ao dia – os leitores poderão ter as frases de Pedro em papel, cartões mesmo, por meio do livro “Um Cartão: Sentimentos Cotidianos” (selo Fábrica231/Editora Rocco).

Nesta outra simpatia de perfil aberto em 2014, este carioca de 26 anos é todo sentimento. “Sempre fui um cara muito emocional e sempre gostei muito de escrever. Mas notei que os textos longos gastavam muito tempo para serem lidos. E eu estudava para concurso, não dava tempo”. Tomando o pouco tempo como aliado, começou a publicar frases.

Agora, além do livro, canecas e caderninhos personalizados fazem parte da grife “Um Cartão”. A noção estética nos cartões veio das puxadas de orelha da mãe, que o obrigava a treinar a caligrafia. O livro traz 91 cartões.

Já o perfil “Um Cartão” possui mais de 700 mil seguidores no Instagram; no Face, mais 184 mil. A maioria, internautas de 18 a 24 anos. E a tal inspiração? “A gente evolui, aprende com as coisas que acontecem”, sugere sobre a matéria-prima que carrega consigo.

 

Se você achar uma destas belas garrafas por aí... É sua!

A gente já ouviu falar de umas pessoas inspiradas que colocam uma mensagem dentro da garrafa, põem a rolha e jogam no mar para que o objeto fique ao mandamento das marés. Mas na capital paulista não tem mar. Porém, o publicitário Alessandro Novello, por meio do projeto Letras Garrafais”, conseguiu fazer algo semelhante a este ato – mas sem que os objetos demorem tanto para chegar a quem interessa. Tudo é postado no Instagram e no Facebook do projeto.

Ele que pega garrafas e pinta com tinta a base de óleo frases lindas do lado de fora delas. Em vez de rolha na boca, ele deposita uma flor. A ideia surgiu no final de 2014 e ganhou as ruas em fevereiro de 2015. “A essência é a ‘gentileza urbana’”, frisa Novello.

“Eu quis trabalhar com um objeto que as pessoas gostassem e quisessem levar com elas. Até por isso acrescentei a flor, que é um gesto de carinho e ao mesmo tempo sugere uma função para a garrafa”, diz. E pode ser qualquer garrafa, mas tem que ser usada. “O projeto ganhou um segundo pilar, sem querer. O da sustentabilidade”, lembra.

Sobre as frases: são todas de Novello. As garrafas não são vendidas. “Quem quiser uma garrafa tem que achar ocasionalmente”. Eis a filosofia do Letras Garrafais! Até agora, cerca de 250 garrafas foram reutilizadas”.

Além dos objetos de vidro, o publicitário faz testes com pinturas em madeira e metal. Recentemente as garrafas saíram das ruas para as paredes, em uma exposição lançada pelo espaço cultural “Urban Arts”, em SP, com outros artistas das frases.

 

GENTILEZA ENGARRAFADA - Publicitário idealizou o lúdico projeto em 2014. Crédito: Alessandro Novelo/Divulgação


ALÉM DISSO

- “Não sei usar Photoshop. Só desenhar, escrever no papel, fotografar e colocar na internet”. (Pedro Henrique, advogado)
- É como diz uma das frases de “Um Cartão”: “Eu tenho mania de ver amor em tudo”
- “A arte + as mensagens/poemas + a ação, resulta no que eu chamo de ‘Poesia Urbana’”. (Alessandro Novello, publicitário)
- “O melhor da vida é de graça”. E é mesmo! Eis o primeiro post no perfil “Um Cartão”.

 

DO VIRTUAL PARA O REAL - Uma das páginas do livro "Um Cartão". O leitor pode destacar a folha, que vira um cartão. Crédito: Reprodução

LINKS DE FRASISTAS, TIPÓGRAFOS, CALÍGRAFOS E LETTERINGS VIRTUAIS QUE FAZEM A CABEÇA DOS INTERNAUTAS

Fabio Maca (www.instagram.com/fabiomaca)
Jady Salvatico (www.jadysalvatico.com.br)
Life On a Draw! Desenhos (facebook.com/flaviowetten)
Alexandre Mieda - TypoDzn (www.instarank24.com/typodzn)
Aline Albino - ByAlbino (www.instagram.com/byalinealbino)
Hiperbolizando (www.instagram.com/hiperbolizandoletras)
Pedro Gabriel, Eu Me Chamo Antonio (www.eumechamoantonio.com)
Vida em Tiras (facebook.com/vidaemtiras)
Pó de lua Oficial (www.podelua.com)


MAIS POSTS INSPIRADORES

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por