Bairro Aparecida receberá festa de Congado no próximo dia 24

Jéssica Malta
13/06/2019 às 09:16.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:05
 (Patrick Arley/Divulgação)

(Patrick Arley/Divulgação)

“A celebração nada mais é do que a história de resistência do povo negro. É bonito a gente pode fazer a festa e garantir que ela continue acontecendo. É uma forma de avisar que estamos aqui, mesmo depois de tantas atrocidades sofridas”. Assim o multiartista Maurício Tizumba explica o significado da Festa de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus, que acontece ao longo do mês no bairro Aparecida, na região Noroeste de BH. A celebração acontece à rua Almiro Rodrigues Campos, 276, com entrada gratuita.

Preparada pela Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro da capital mineira, o festejo teve início no último dia 2, com o levantamento da bandeira de aviso. “É uma forma de anunciar para a terra e para os céus que estamos em festa para louvar os santos que temos devoção”, explica Cristiane Samantha, primeira capitã de guarda.

A segunda etapa da celebração começa no sábado e vai até o dia 22, com uma novena. Na data, a irmandade levanta as bandeiras festeiras e no dia seguinte, às 5h, tem início o grande festejo.

Além de celebrar a fé, o evento mantém a cultura afromineira viva. “É uma forma de batalhar pela valorização das tradições negras, buscar a quebra do preconceito e do racismo para que possamos viver em paz na nossa cidade”, pontua Tizumba.

A capitã de guarda reforça o coro, destacando a importância na divulgação das cultura afromineira e principalmente do congado. “É essa mistura de fé, emoção, de respeito, conhecimento, parceria e força”, diz. “As portas estão abertas para todos, não importa a religião”. 
Fundada em 1917, a Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos é a terceira mais antiga da capital. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por