Band estreia 'MasterChef Júnior' na próxima terça

Folhapress
16/10/2015 às 09:18.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:05
 (Band/divulgação)

(Band/divulgação)

"Não esperem que eles cozinhem menos porque são crianças." O aviso vem da apresentadora Ana Paula Padrão, que vai comandar o "MasterChef Júnior" (Band), com estreia marcada para terça-feira (20), às 22h30. A atração deve seguir os moldes da competição com adultos, mas vai apostar na leveza dos pequenos, em situações divertidas e em um trio de jurados menos agressivo.

E se engana quem pensa que as 20 crianças, de 9 a 13 anos, de São Paulo e região, que participam da disputa vão apenas sujar a cozinha e fazer pratos infantis. Nos episódios já gravados, uma delas chegou a preparar um filé mignon de javali flambado e impressionou os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. "É
surpreendente a maneira como eles combinam bem os temperos e usam técnicas de adulto na cozinha", fala Paola.

"Talento não tem idade, e eles são provas disso", complementa o exigente Jacquin.

Na disputa, os pequenos vão ser surpreendidos por caixas com ingredientes misteriosos, terão de reproduzir o prato dos chefs jurados, precisarão cozinhar para convidados e ainda realizarão provas externas, como fazer cachorro-quente para a plateia de um circo.

Nesses momentos, o temido relógio do "MasterChef" vai pressionar os pequenos. "Eles ficam muito nervosos com a questão do tempo, mas nós os ajudamos a ter calma, e uma equipe de culinaristas está sempre por perto para ampará-los", comenta Ana Paula. "Até agora, nenhuma criança ficou sem concluir o prato dentro do prazo", completa.

Mas, diferentemente da competição com os adultos, o trio de jurados deixará os comentários ácidos de lado e será, digamos, fofo. "Não deixamos de ser honestos, mas a postura será outra. Vamos dizer que não está bom, apontar o erro e explicar o que poderia ser feito", diz Paola.

As crianças e seus pais, a apresentadora e até os jurados estão sendo acompanhados por uma equipe de psicopedagogas. "Elas nos explicaram que as crianças são honestas, dizem o que sentem e gostam que os adultos sejam assim com elas também", fala Fogaça.

Na estreia, os participantes farão uma prova em que vão escolher o que cozinhar. "Será o momento de eles mostrarem as habilidades para os jurados. As crianças serão divididas em três grupos para fazerem receitas de carnes, massas e doces, respectivamente", adianta o diretor do programa Patricio Díaz.

Diferentemente da versão adulta, no "MasterChef Júnior" serão dois competidores eliminados a cada episódio. "A saída mexe com as crianças. É impressionante como elas se apoiam nesse momento e dizem umas às outras que elas são os 20 jovens cozinheiros mais talentosos do Brasil, por estarem no programa", comenta Ana Paula. "Para essas crianças, estar nessa disputa é uma grande aventura. É como ir para a Disney", completa.

Participação especial

A chinesa Jiang Pu, 26, pode não ter vencido a segunda temporada da versão adulta do "MasterChef", mas conquistou o carinho dos fãs do programa com seu carisma.

Contratada pela Band, ela vai comandar uma prévia do "MasterChef Júnior", que deve ir ao ar toda terça-feira, antes de cada episódio. "Estou muito feliz de poder voltar à cozinha da atração e não ser avaliada pelos jurados", diverte-se Jiang.

"Na prévia, vamos mostrar os bastidores, como as crianças estão se preparando, o que fizeram de mais divertido e acompanhar a rotina dos jurados."

O jeito espontâneo de Jiang deve render momentos divertidos com as crianças da competição. "Estou conhecendo aos poucos os participantes, mas torço para que possam fazer bons pratos e agradar os jurados."

O vencedor do "MasterChef Júnior" receberá o troféu do programa e ganhará uma viagem para a Disney, um kit de eletrodomésticos, um ano de compras em um supermercado, além de um curso de culinária com os jurados. "Quem sabe não descobrimos um talento?", diz Paola.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por