Os encontros musicais já são uma tradição em todo o mundo. Belo Horizonte não fica atrás. Assim, a banda mineira “Câmera” dá o pontapé no projeto “Câmera convida” e irá receber, a partir deste sábado, diferentes artistas para dividir o palco. A primeira banda convidada é “The Soundscapes”, que se apresentará, pela primeira vez, na capital mineira. O show inagural acontece na CCCP (rua Levindo Lopes, 358, Savassi), a partir das 23h, com entrada no valor de R$ 30.

Um dos integrantes da“Câmera”, Bruno Faleiro, diz que a ideia ganhou corpo, a partir do lançamento do CD da banda, “Mountain Tops”, pelo selo paulistano Balaclava Records. “Nas conversas com esses amigos passamos a sentir cada vez mais forte a vontade de também poder retribuir um pouco da atenção que recebemos quando estamos fora de Belo Horizonte e isso ia de encontro com o pensamento desses novos artistas, que sempre tiveram o desejo de conhecer os palcos de BH e ainda não haviam tido a oportunidade. Além disso, também pesa o incentivo a cultura da nossa cidade, pois selecionamos nossos convidados com muito critério e que com certeza irão fascinar o público da cidade”, explica.

Vocalista e guitarrista da banda “ The Soundscapes”, Rodrigo Carvalho fala da importância do intercâmbio entre bandas de diferentes cidades. “ Esse intercâmbio é sensacional, tanto para o público quanto para as bandas. O público tem a chance de assistir a uma banda de fora da cidade e se relacionar com ela e a banda tem a oportunidade de ser recebida e promovida com o apoio e o suporte de uma banda local. O convite de uma banda local significa a sua aprovação e ressonância com a banda convidada, e essas interações e integrações são movidas por pura reciprocidade e admiração mútua, como acontece com o Câmera e o Soundscapes. É natural! Todo o circuito de bandas locais norte-americano e europeu opera dessa forma, e o Soundscapes sempre fez parte dessa dinâmica”, afirma o artista. Ele acrescenta que esse tipo de experiência acompanha o grupo desde quando moravam em Nova York, nos Estados Unidos. “Em Nova Iorque, organizávamos shows para receber nossos amigos/bandas de Boston, Washington DC, Baltimore, Montreal e até de Tokyo. É assim que  se monta um circuito de shows e cenas se formam”, acrescenta.

“The Soundscapes” era formada, inicialmente, pelos irmãos Rodrigo e Raphael, em Nova York. Foi lá que a banda deu seus primeiros passos. Eles retornaram ao Brasil, em 2009, quando incorporaram ao grupo os músicos Guilherme Braga e Marco Vianna e se fixaram em São Paulo. Agora, em turnês, a banda trabalha o EP “A Lifetime a Minute”.

A banda paulista “Terno Rei” é a próxima convidada do projeto, e se apresentará em abril em Belo Horizonte.