É tempo de lançar mão da criatividade e variar nos figurinos para o Carnaval – afinal, são cinco dias de festa. Para quem não quer repetir os adereços do ano anterior e inovar no estilo há algumas boas opções na cidade.

Nesta sexta-feira (6) e sábado (7) acontece o bazar carnavalesco da Über (espaço voltado para pesquisa de tendências de consumo e comunicação digital). O local, gerido pela publicitária Suzana Cohen, vai abrigar peças de oito expositores locais, muitos sem lojas próprias e que trabalham de forma independente. “Vamos ter peças tradicionais, mas o foco é fugir do óbvio”, assegura Suzana, que enumera algumas das peças “incomuns”. “Vai ter fantasia de aborígene, óculos ornamentado com flores e plumas, além das tradicionais coroas de flores, mas com um toque de requinte”, conta.

Mas o bazar não será espaço apenas para compras. Os foliões que cansaram das opções que colorem o guarda roupa há vários carnavais podem levar as peças para o bazar. “Vamos ter o escambo de fantasias de acervo pessoal. Os frequentadores terão a oportunidade de trocar e negociar peças entre si”.

O bazar vai promover um mini curso de turbantes e o “Sarau Borogodó”, que vai executar canções com a temática carnavalesca. “A proposta é ser também um esquenta par os foliões seguirem para os blocos”, completa.

Outra iniciativa para renovar o acervo carnavalesco é a venda, a partir de sábado (7), de duas camisetas com desenhos inéditos do artista plástico mineiro Marcelo Xavier. Amante declarado da grande festa popular, ele decidiu dar sua contribuição ao carnaval belo-horizontino. “Os desenhos retratam nosso maior símbolo, a Serra do Curral, e outros traçados da cidade, como a rua Arão Reis, o tobogã da Contorno e a avenida Afonso Pena”, explica o artista.

As camisetas com o colorido da cidade serão comercializadas exclusivamente pelo e-mail de Xavier (contato@marceloxavier.art.br). O custo varia de R$30 a R$ 35.

Über Bazar (rua Germano Torres, 6, Carmo). Nesta sexta-feira (6), das 18h às 22h, e sábado (7), das 10h às 14h.