Belo Horizonte receberá mostras dedicadas a Kandinsky e Mondrian

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
10/01/2015 às 10:20.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:37
 (Bruno Magalhães)

(Bruno Magalhães)

As exposições “Ciclo” e “Carlos Bracher – Pintura e Permanência” estão prestes a se despedir do Centro Cultural Banco do Brasil, mas o público pode ter certeza de que o belo prédio da Praça da Liberdade receberá ótimas atrações em 2015/2016. A começar pela parceria com o Verão Arte Contemporânea e pela Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.
A programação prevê a vinda, em abril, da exposição “Kandinsky: Tudo Começa num Ponto”, atualmente em cartaz em Brasília. No mesmo mês, recebe “A Hora Amarela”, com Debora Evelyn. Em maio, o espetáculo “Campos de Batalha”, dirigido por Lázaro Ramos, também aporta no CCBB. Em breve, vem também a mostra “Cabeça”, de Milton Machado.
Na última sexta-feira (9) o CCBB divulgou a lista dos vencedores dos editais de patrocínio e ocupação dos quatro espaços do país (BH, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro). A lista já mostra bem como a capital mineira receberá projetos de alta qualidade de artes cênicas, música e artes visuais. Segundo Francisco Gomes, gerente de programação cultural do CCBB, boa parte delas em conjunto especialmente com a equipe de São Paulo.
“Um dos projetos feitos em conjunto é ‘Velha Guarda da Vanguarda’, com a participação de vários nomes da Vanguarda Paulista do final dos anos 70, como Arrigo Barnabé”, adianta o gerente.
No universo musical, um destaque é a homenagem que será feita a Dominguinhos, com quatro apresentações. Haverá encontro de acordeonistas, Marcelo Jeneci, Geraldo Azevedo, Anastácia, João Donato e Liv Morais (filho do artista morto em 2013).
Há ainda a previsão de uma homenagem aos 70 anos de nascimento de Gonzaguinha e um especial de seis shows em homenagem ao centenário do samba (celebrado em 2016), com participações de Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Monarco, Pedro Luís, Zé Renato, entre outros. O grupo mineiro Caffeine Trio também foi contemplado, com um projeto dedicado às cantoras da era de ouro do rádio.
Entre os grupos cênicos mineiros que vão receber patrocínio em 2015 estão a Cia. Luna Lunera, a Primeira Campainha e o Grupo 1º Ato, que devem circular pelos quatro CCBBs com novos espetáculos.
Obviamente, há a previsão de grandes exposições. Além das obras do russo Kandinsky, o CCBB-BH receberá “Mondrian e o Movimento de Stijl” (com obras do holandês modernista Piet Mondrian) e obras de Cícero Dias. Uma exposição que promete receber um grande público é “O Estranho Mundo de Tim Burton”, que antes passa por São Paulo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por