Belo Horizonte tem semana dedicada à cerveja India Pale Ale

Patrícia Cassese/Hoje em Dia
01/09/2014 às 08:12.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:01

A proposta foi “ir direto ao assunto”. Explica-se: “o estilo IPA (a cerveja India Pale Ale) é, hoje, o mais cultuado do mundo e, de longe, o que mais gostamos. A partir daí, decidimos fazer um evento voltado ao nosso estilo de preferência”, resume Frederico Garzon, referindo-se ao “CCCP Ipa Week”, que acontece desta segunda-feira (1) até o próximo sábado (06), no CCCP, de sua propriedade, na Savassi. Em foco, workshops, mesas redondas, harmonizações, exposição de fotos e vários shows de jazz, blues, folk e rock.

“O festival segue uma tendência mundial que, anos atrás, foi lançada nos EUA, o ‘IPA Day’”, prossegue ele. O objetivo era que bares de todo o mundo celebrassem a data, sempre no começo de agosto. “Porém, resolvemos expandir a proposta, passando para uma semana inteira”.

A “CCCP IPA Week” possui dois objetivos bem estabelecidos, diz Frederico. O primeiro, oferecer IPAs de BH, do Brasil e do mundo em um só lugar, e o segundo, a divulgação da cultura cervejeira e a formação de público.

No que tange às cervejas, nessa primeira edição, o evento reúne 25 rótulos, sendo 13 chopes e 12 opções em garrafas.

Os destaques são as campeãs brasileiras Schornstein (SC), do Festival Nacional da Cerveja; Extra Fancy (RS), do South Beer Cup, e mundial Sculpin (USA), do World Beer Cup; além das “míticas” Green Cow (RS) e Perigosa (PR). “Todas elas em chope (que é sempre melhor que garrafas), reunidas pela primeira vez na história”.

“Teremos também as melhores IPAs de BH. A cidade é, hoje, uma das principais produtoras de cervejas artesanais do país (para não dizer a principal), e há uma qualidade e variedade grandes. Serão sete cervejas, de seis cervejarias mineiras, que vão desde uma Session IPA (Citra, da Wals) a uma Black IPA (Blackbird, da Kud), passando por uma double IPA (Nióbium, da Wals) e até uma IPA feita com pequi (Uai Pequi, da Falke)”, lista.

No que tange à “cultura cervejeira”, haverá, hoje, um “workchope” da Acerva Mineira, sobre a produção de IPAs, com o palestrante Paulo Patrus (Cervejaria Grimor/Incofidentes). Amanhã, uma mesa redonda sobre a história e o estilo, com a participação de Marco Falcone (Falke Bier), Fabiana Arreguy (CBN/Academia Sommelier) e José Felipe Carneiro (Cervejaria Wals). Na quarta, 3, e na quinta, 4, as Confrarias Confece e Cheers farão uma harmonização dirigida. A Confece, vale lembrar, é uma confraria mineira e a primeira formada pelo público feminino no Brasil. De acordo com Garzon, as atividades da confraria não são exclusivamente segmentadas para as IPAs. “Mas a presença no festival mostra que o estilo agrada, e muito, às mulheres”.

“IPA Week” – No CCCP (Rua Levindo Lopes, 358). Confira a programação no site cultclubcinepub.com.br










 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por