Beth Leivas canta a força das matrizes africanas em 'Sete', seu primeiro disco solo

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
27/09/2018 às 19:06.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:41
 (Luiza Palhares/Divulgação)

(Luiza Palhares/Divulgação)

Tambor, canto, mineiridade e espiritualidade. Essas são algumas marcas da caminhada de Beth Leivas. Com mais de 20 anos de carreira, a artista mineira lança seu primeiro disco solo, intitulado “Sete”. O álbum será apresentado em um show neste domingo (30) no Cine Theatro Brasil Vallourec, com participações de Sérgio Pererê e Jam da Silva.

Marcado pela relação com as religiões de matriz africana, o disco traz releituras de compositores que permeiam o universo sensível e artístico de Beth, como Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Jackson do Pandeiro, Toninho Geraes e Ceumar. “Eu tenho uma ligação forte com a espiritualidade. Sou do candomblé, sou rainha de uma guarda de congado. Nesses terrenos, o número sete é muito especial e poderoso”, afirma a artista.

Beth conta que a primeira canção escolhida foi “Ponto de Nanã”, de Roque Ferreira. “Nanã é a orixá mais velha do candomblé. É sempre bom cantar para ela ao começar um trabalho”, explica. “Neste contexto, também veio a música ‘Criação’, que homenageia os orixás e foi escrita por Maurício Tizumba, minha grande referência como artista, quem me levou para o Tambor Mineiro e para o congado”, completa.

Mulher pioneira na percussão em Belo Horizonte, Beth reforça a importância de cantar as matrizes africanas, principalmente em tempos de ódio e preconceito. “Já me disseram que o disco passa uma sensação de paz, de calma. Quando cantamos essas energias, elas nos fortalecem. E é preciso falar da resistência das religiões de matriz africana quando, em pleno 2018, vemos tanto racismo e intolerância religiosa”.

A artista ressalta que o show contará com outras canções, além das sete que compõem o álbum. “Tive a felicidade de ganhar músicas de Pererê, do guitarrista Dan Oliveira e do compositor Miguel Jorge, que também estarão no show", finaliza.

Serviço: Beth Leivas apresenta “Sete”. Domingo (30), às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallorec (av. Amazonas, 315 – Centro). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por