BH recebe edição da Semana da Língua Alemã a partir desde sábado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/03/2017 às 10:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:56

Para divulgar a cultura alemã, aproximar o Brasil dos países que falam essa língua e incentivar o aprendizado do idioma, as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça - em cooperação com seus consulados e parceiros culturais – realizam a partir desta sexta-feira (31) até 8 de abril a segunda edição da Semana da Língua Alemã. Serão mais de 350 eventos em todo o país, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais.

Em Belo Horizonte, a abertura do evento acontece neste sábado (1º), às 11 horas, com o recital "As canções do Patíbulo", que apresentará ao público a poesia fantástica do poeta alemão Christian Morgenstern em versões musicalizadas por Alexander Markus Eckert em alemão e português. O evento, gratuito, acontecerá na livraria Asa de Papel, Rua Piauí, 631, Santa Efigênia.

No dia 5 de abril, às 20 horas, o alemão Alexander Riedmüller apresentará gratuitamente a peça Imperfeito-Imperfekt (teatro de improvisação) em que criará espontaneamente personagens, histórias e canções, em parte sozinho, em parte junto com o público. Para isso, ele fará uso da sua voz, das ideias da audiência e de uma estação de loop. O evento será realizado na Cervejaria Uaimií, Rua Grão Mogol, 1176, Sion.

Alexander Riedmüller formou-se em rítmica e pedagogia musical e desde 2009 é ator do grupo de teatro de improvisação "artig" (www.artiges.org). Além da apresentação no dia 5, Riedmüller também irá ministrar uma série de oficinas de teatro de improvisação em BH para estudantes de alemão do Colégio Santo Antônio, do Cultura Alemã e da UFMG dentro do projeto "Aprender alemão atuando".

Por que aprender alemão?

Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros por este que é o idioma mais falado na Europa.

O alemão é porta de acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeias, além de diferencial no mercado de trabalho. O idioma também é importante nas ciências. Saber alemão torna muitas obras literárias e filosóficas acessíveis – como Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

A cada ano mais pessoas se interessam em aprender o alemão. Hoje, já são 135 mil brasileiros trilhando este 
 
Serviço:
Semana da Língua Alemã 2017
Data: De 31 de março a 8 de abril
Programação completa: www.semanadalinguaalema.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por