BH terá programação especial em comemoração à consciência negra em novembro

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
09/11/2016 às 16:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:35

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e o Memorial Minas Gerais tem programação especial para a valorização sociocultural dos negros durante este mês. Serão promovidos shows, debates, roda de conversa e performances. Entre os destaques estão shows da MC Tamara Franklin e do coro Brasil African Voices, além de performance com o percussionista Mateus Bahiense e roda de conversa em expoentes do Prêmio Zumbi de Cultura. Todas as atrações têm entrada gratuita.

Confira a programação completa

13/Nov (domingo) :: 11h30 – Sarau no Memorial | Show Anônima

Em mais uma ação do Projeto Resenhas Pretas no Memorial, o Instituto Cultural Casarão das Artes apresenta Tamara Franklin, uma das grandes apostas da arte em Minas. Revelada na cena Hip Hop, a MC traz uma proposta rítmica diferenciada, que perpassa do samba ao blues, aliados à poesia do rap e influências da cultura afro-brasileira.

 19/Nov (sábado):: 16h – Show Brasil African Voices

Formado há apenas um ano pelo compositor, arranjador, multi-instrumentista, maestro e diretor Mamour Ba – natural do Senegal, na África, o coro  de vozes Brasil African Voices se apresenta com o objetivo de difundir as expressões vocais que contam a história das vozes provenientes da África. O estilo do coro passa pelas tradições do continente africano e das vozes dos escravos que fizeram parte e influenciaram a música americana, em especial o jazz e o blues.

 20/Nov (domingo):: 14h – Roda de conversa e performances sobre Resistência Poética | Cia Baobá Minas

O bate-papo vai contar com a presença de Marlene Silva para falar dos 80 anos de Dança, Luta e resistência negra; e ainda de Iris Amâncio, Júnia Bertolino e Brígida Alvim – intimamente envolvidas no Prêmio Zumbi de Cultura e produtoras culturais. O músico percussionista Mateus Bahiense brinda o público com performances durante a roda.

 Programa educativo – Experiências no Memorial

Todos os sábados, sempre às 14h, o Educativo do Memorial Vale convida o público para contar e compartilhar histórias e vivências "Aos pés do Baobá" – inspirados no Mês da Consciência Negra. Para os povos de matrizes africanas, o Baobá é a árvore que guarda os ancestrais.

 Todos os domingos ocorrem visitas mediadas pelas dependências do Memorial Vale, com grupos de até 10 pessoas, sempre às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30, com duração de uma hora cada. Este mês, as visitas mediadas serão temáticas e farão o percurso Africanidades.

 
Serviço

MÊS DA CONSCIENCIA NEGRA – PROGRAMAÇÃO NO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Período: ao longo de todo o mês. Consultar programação.

Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h. INCLUSIVE NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO.

 
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por