Nesta sexta-feira (04), milhões de brasileiros vão estar com as atenções voltadas para Fortaleza, onde a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari vai enfrentar a seleção da Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo – inclusive com a presença do presidente do nosso “rival”, Juan Manuel Santos, que decretou feriado nacional em seu país.

Neste embate, vale tudo para dar uma força à seleção canarinho. Mas o Hoje em Dia resolveu levar a disputa para fora dos gramados, com alguns dos ícones do país que registra a segunda maior população da América Latina (após, claro, o Brasil) e a quarta maior comunidade espanhola do mundo (após México, Estados Unidos e Espanha). Trata-se, evidentemente, de uma brincadeira, e certamente não serão poucos os que vão discordar dos critérios adotados para apontar os representantes dos dois lados.

Mas, vamos combinar, Shakira e Claudia Leitte têm ao menos um denominador comum: ambas colocaram suas vozes a serviço das músicas oficiais do campeonato: a colombiana com “Waka Waka”, a brasileira com “We are one (Ole Ola)”. Não bastasse, Claudia Leitte cantou na abertura e Shakira virá para o encerramento.

A comparação entre Sofia Vergara e Alice Braga também é pertinente. A colombiana é, nesta sexta-feira, a atriz mais bem paga da TV americana, pelo seriado “Modern Family”. A sobrinha de Sônia Braga manda bem na sétima arte, e já participou de uma pá de produções internacionais de destaque. E se o pintor Fernando Botero brilha com suas “cheinhas”, o Brasil tem as mulatas de Di Cavalcanti como representantes de um estilo ímpar. Bem, no escaninho da literatura, não tem ‘pra’ ninguém: o colombiano em questão tinha que ser Gabriel García Marquez, falecido em março. Para representar o Brasil neste campo, a gente escalou Jorge Amado. Páreo duro.