Você já sabe o que vai fazer no feriadão? Para quem preferiu ficar em Belo Horizonte, há várias atrações gratuitas entre quinta-feira e domingo. Há opções para quem gosta de feirinhas, ioga, festa junina, teatro, cinema… Também há atividades educativas para crianças nos espaços culturais da Praça da Liberdade e concerto da Filarmônica na Sala Minas Gerais. 

Confira os destaques gratuitos do feriadão e programe-se:

QUINTA-FEIRA (20)

Crianças aprendem sobre o Sistema Solar
Na oficina Teatro dos Planetas, os visitantes interpretam corpos celestes e aprendem um pouco mais sobre o Sistema Solar. Para participar, é necessário ter idade mínima de 6 anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Quinta, às 14h

Aprenda a usar o Relógio de Sol
Projetado a partir das sombras projeta pelo Sol, o relógio de sol era usado antigamente para se orientar no tempo. O Espaço do Conhecimento traz a oportunidade aos visitantes de aprender a contar as horas a partir da ferramenta. A atividade é voltada para crianças maiores de 8 anos e tem duração prevista de uma hora.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Quinta, às 15h

 

Quadrilha na Feira de Artesanato do Mineirinho
A Feira de Artesanato do Mineirinho entra no embalo d e festa junina e realiza diversas apresentações de quadrilha e forró. O evento terá apresentações de dança da Quadrilha Cata-Latas e muito forró com os grupos Trio Mandruva e Trio Gandaiêra com participação do músico Maicon Souza. O evento tem estacionamento gratuito.

Onde: Mineirinho (av. Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Quando: Quinta, a partir das 19h

 

Espetáculo de dança para crianças
O Grupo Cia.Etc realiza a apresentação de dança Tadan! neste fim de semana. Com inspiração nas obras de Helio Oiticica e Lygia Clark, o espetáculo usa o estímulo tátil e a interação entre os bailarinos. A apresentação provoca o público a questão da acessibilidade das obras às pessoas com deficiência visual. O espetáculo tem entrada gratuita com a doação de 1kg de alimento. O evento é indicado exclusivamente para crianças de 5 a 9 anos.

Onde: Espaço Multiuso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Quando: Quinta e sábado, às 10h

 

Famílias aprendem a criar flipbooks
No projeto Lugar de Criação, crianças e adultos poderão participar de oficinas de criação de personagens e pequenas narrativas utilizando flipbooks - blocos de papel com desenhos que se tornam uma animação. A atividade é indicada para crianças acima de 7 anos, acompanhada dos pais ou responsáveis.

Onde: Centro Cultura Banco do Brasil BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Quando: Quinta, nos horários de 11h, 12h, 15h e 16h

 

SEXTA-FEIRA (21)

Brincadeiras indígenas para crianças
Peteca, pião e perna de pau são algumas das brincadeiras de origem indígena. Crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer sobre essas e muitas outras no Espaço do Conhecimento da UFMG. O evento também traz um pouco da história de cada uma delas.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sexta, às 15h

 

Espetáculo de dança reflete momento do país
O Sesc Santa Quitéria recebe o espetáculo de dança “R.A.L.E – Realidade Apropriada Libera Evidência com direção de Jessé Batista”, que traz uma reflexão sobre o atual momento sociopolítico do país. O evento tem entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento. A classificação indicada é a partir de 10 anos.

Onde: Sesc Santa Quiteria (rua Santa Quitéria, 566, Carlos Prates)

Quando: Sexta, às 18h

 

Humberto Mauro exibe filme feito em Cordisburgo
No programa Curta no Almoço, será exibido o filme “Alma Bandida”, de Marco Antônio Pereira. O filme de 2017 apresenta a periferia de Cordisburgo, na região Central de Minas, onde somos apresentados aos anseios de um grupo de jovens envolvidos no trabalho de garimpo.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)

Quando: Sexta, às 13h15

 

Casa Branca ganha festival de artes
Artistas moradores de Brumadinho se reuniram para criar o festival Casa Branca Fest, que vai contar com mais de 12 horas de programação diária e gratuita. Serão cerca de 30 atividades, desde cinema ao ar livre até oficinas, teatro, performance, miniconcertos, coral e shows que vão ocupar três espaços: o estacionamento da Pousada Vista da Serra, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Quadra do bairro Jardim Casa Branca.

Onde: Casa Branca, distrito de Brumadinho

Quando: Sexta e sábado, a partir das 10h

 

Espetáculo Em Algum Lugar de Mundo

A Cia Sesc de Dança de Minas Gerais realiza o espetáculo “Em Algum Lugar de Mundo”. Na apresentação, os bailarinos explicam a poética do sim em que impulsiona a esperança em mundo possíveis e o desejo do existir junto.

Onde: Sesc Contagem (rua Padre José Maria De Man, 805, Novo Riacho)

Quando: Sexta, às 16h

 

SÁBADO (22)

 

Santa Tereza realiza tradicional quermesse

Na Quermesse Santa Tereza, haverá barraquinhas com comidas e bebidas típicas, espaço infantil e touro mecânico. A música fica por conta de Silvania e Máquina do Tempo e Betão Show. Quem fizer uma doação de agasalho ou alimento não perecível concorre a um porquinho, banquete na roça e cofrinho da Miralda.

Onde: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte

Quando: Sábado, às 10h, e domingo, às 20h

 

Estrela Dalva recebe festival

O Festival Comunitário promoverá atividades esportivas, brincadeiras e apresentação teatral, para estimular o encontro e convívio da comunidade.

Onde: Parque Do Conjunto Estrela Dalva (av. Costa do Marfim, 400, Estrela Dalva)

Quando: Sábado, às 13h

 

Libras: visita acessível pela exposição Energia em Movimento

Como é comunicar em Libras? A exposição Energia em Movimento recebe a oficina Lugar de Criação em Libras, em que oferece uma visita acessível com o auxílio de intérprete de Língua de Sinais. A exposição une ciência e arte para explicar a energia, movimento e tecnologia.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, às 15h

 

Oficina responde a questões de ciências

O buraco negro leva mesmo para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? Essa e outras perguntas serão respondidas durante a oficina Planeta e seus habitantes. A atividade explica sobre o surgimento do Universo e da Terra e as transformações nesses bilhões de anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, às 18h15

 

Oficina ensina a desenhar com a luz

O projeto Lugar de Criação realiza a oficina Eu Faço Meu Brinquedo. A atividade ensina ao público como desenhar com a luz, usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica. Também serão abordados temas como consumo, sustentabilidade e reutilização de materiais. A atividade é indicada a partir de 4 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Onde: Centro Cultura Banco do Brasil BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Quando: Sábado e domingo, às 11h, 12h, 15h e 16h

 

Pátio Savassi recebe a Feira Fresca

A terceira edição da Feirinha no Pátio oferece produtos frescos de fazendas e sítios. As 20 barracas colocadas no mall trazem uma variedade de produtos como queijos, temperos, biscoitos e geleias, entre outros. No evento, também haverá aula gratuita de ioga com a professora Natalia Pugschitz, às 11h. A organização recomenda o uso de roupas confortáveis e levar um tapetinho apropriado. O trio Uai Sô Diéz será a atração do evento com uma apresentação de Jazz às 13h.

Onde: Piso L3 do Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061, São Pedro)

Quando: Sábado, das 10h às 16h

 

Venda Nova recebe festival de artes

Até dia 14 de julho, o festival "Ponta a Pé Cultural" leva atividades culturais à região de Venda Nova. Neste sábado, a Praça Manoel Batista Baía recebe cortejo cultural com artistas de teatro e circo convidados, rua de lazer e disputa de passinhos.

Onde: Praça Manoel Batista Baía (próximo ao nº 85, bairro Mantiqueira, em frente à Paroquia Nossa Senhora Aparecida)

Quando: Sábado, às 16h

 

DOMINGO (23)

 

Filarmônica de Minas Gerais realiza o Concertos para a Juventude

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza mais uma edição do Concertos para a Juventude. O tema deste ano é Formas Musicais, com a apresentação de “As bodas de Fígaro”, de Mozart, e outras obras. O concerto terá regência do maestro Anderson Alves, participantes de umas das dez edições do Laboratório de Regência. Os ingressos já estão disponíveis para retirada, ao meio-dia, na bilheteria da Sala Minas Gerais. No dia do evento, a partir das 9h, serão distribuídos 300 ingressos.

Onde: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto)

Quando: Domingo, às 11h

Filarmônica de MinasO programa Concertos para a Juventude permite ao público conhecer a Sala Minas Gerais

 

Forró na Feira de Artesanato do Mineirinho

O Grupo Diga Lá agita a Feira do Mineirinho neste fim de semana com apresentações de forró, maxixe, samba e outros ritmos agitados. Na sequência, o evento traz um show de rock com a banda Mais 80.

Onde: Mineirinho (av. Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Quando: Domingo, a partir das 12h

 

Contação de histórias sobre a cultura africana

O Espaço do Conhecimento recebe a Histórias da África de A a Z, em que conta narrativas sobre a história do povo africano e seus heróis. O público terá a oportunidade de conhecer a história de personagens importantes da cultura como Akan, Banto, Yorubá e Zulu.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Domingo, às 15h

 

Aula de ioga para toda população

Neste domingo, tem aula gratuita para toda população. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

Onde: Parque da Serra do Curral (av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Mangabeiras)

Quando: Domingo, às 9h

 

Teatro e meio ambiente na Lagoa do Nado

O Grupo Doutores do Verde realiza intervenções itinerantes, com roteiro aberto e improvisação, onde os palhaços brincarão com o público aproveitando as circunstâncias cotidianas dos parques para abordar o tema do meio ambiente, contribuindo com a reflexão dos frequentadores.

Onde: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (rua dos Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã) e Parque Rosinha Cadar (rua Rodrigues Caldas, 351, Santo Agostinho)

Quando: Domingo, às 9h30 (Itapoã) e às 14h (Santo Agostinho)

 

Blitz Junina no BH é da Gente

No BH é da Gente – Savassi, haverá Oficina de Circo (vivência de técnicas circenses como malabarismo, acrobacias e equilíbrio), e Blitz Junina, ação realizada pelas quadrilhas para divulgar o Arraial de BH 2019. A blitz conta com a participação de quatro quadrilhas, um sanfoneiro e uma zabumba, que farão uma apresentação interagindo com o público do evento. Haverá também aulão de forró com a Escola Pé Descalço.

Onde: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas

Quando: Domingo, das 9h às 13h

 

Bumba-Meu-Boi Maranhense no CCBB

O projeto Múltiplo Ancestral traz o encontro de culturas na oficina sobre o tradicional festejo do bumba-meu-boi maranhense. O evento terá a participação do músico e artesão Marcos Rhossard. A brincadeira tem influência indígena, africana e portuguesa em danças, ritmos, teatro e arte popular.

Onde: Centro Cultura Banco do Brasil BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Quando: Domingo, das 16h às 18h

* Cinthya Oliveira e Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine