Apesar de a crise econômica ter atingido fortemente o setor cultural, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança conseguiu chegar à sua 42ª edição sem grandes perdas em relação ao número de peças apresentadas. De 6 de janeiro a 6 de março, serão 159 espetáculos – 103 para o público adulto, 43 peças infantis, 11 apresentações de dança e duas de rua –, contra 161 trazidos em 2015.

Em contrapartida, como aponta Rômulo Duque, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) – responsável pela promoção da Campanha –, foi necessário fazer cortes de pessoal. “Houve uma redução no horário de funcionamento dos postos de vendas. Exceto o do Mercado das Flores e o do Shopping Cidade, os demais funcionam, agora, por meio horário. Isto é um reflexo da questão econômica, porque tivemos que fazer cortes de pessoal, de equipamentos... já que os postos demandam ao menos dois funcionários e um coordenador por turno. Fizemos isto para preservar a festa”, explica.

Novidades

Além dos postos físicos, os ingressos poderão ser comprados pela internet, no site sinparc.com.br. Aliás, uma das novidades desta edição é a possibilidade de o interessado adquirir as entradas pelo aplicativo gratuito para tablets e smartphones “Vá ao Teatro MG” (vaaoteatromg.com.br/mobile), do Sinparc. “A venda on-line é muito boa e não há outro caminho a não ser absorver as novidades do cotidiano. Um projeto do vulto da Campanha, com previsão de público de 350 mil pessoas, requer a adesão a estas novidades, já que tem o objetivo de ampliar o público”, afirma Duque.

A Campanha marca a inauguração de um novo teatro na capital – o Estação BH, com 400 lugares, localizado no piso L3 do shopping da região Norte – e a sobrevida do Teatro da Cidade – fechado em julho de 2015, após 25 anos de atividade, o espaço vai reabrir as portas durante o evento.

Depois da Campanha, conforme Duque, o próximo do Sinparc passo é lançar um site com sistema próprio de venda online. “Hoje, temos um sistema que não é nosso. O novo projeto já está pronto e vamos tentar parcerias para atingir o interior de Minas também. O objetivo é fazer um intercâmbio de informações e viablizar um teatro mais moderno”, diz ele.


Estreias

Ao todo, 62 espetáculos participam da Campanha pela primeira vez.  No campo da dança, são cinco estreias, entre elas a montagem “PrimeiraPessoadoPlural”. Com direção e coreografia de Jorge Garcia e Tuca Pinheiro, produção da Cia. de Dança Palácio das Artes e 19 bailarinos no palco, no espetáculo, elementos como iluminação, trilha sonora e figurino possuem a função de colocar o corpo coletivo em primeiro plano. Eles sobem ao palco em 27 e 28 de fevereiro, às 20h30 e 19h, respectivamente, no Grante Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro, BH).

O ator Marcelo Ricco, também em cartaz na famosa “Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo”, chega nesta edição com a nova peça infantil “O Menino Mais Rico do Mundo”. O protagonista é um catador de papel que é rico em sonhos e imaginação e convida o público para refletir sobre a importância da preservação da natureza. A peça vai estar no Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia, BH), de 9 a 31 de janeiro, aos sábados e domingos, às 16h. De 13 de fereiro a 6 de março, o espetáculo será exibido no Teatro Nossa Senhora das Dores (av Francisco Sales, 77, Floresta, BH), aos sábados e domingos, às 16h. Além deste, outros 16 espetáculos infantis são novos na Campanha.


E, para o público adulto, o que não falta é novidade. Ao todo, são 41 novas peças. Uma delas é a tragicomédia musical “Thácht”, do Grupo de Teatro Armatrux, que ficará em cartaz nos dias 20 e 21 fevereiro, às 21h e 20h, respectivamente, no Centro de Arte Suspensa Armatrux – C.A.S.A. (rua Himalaia, 69, bairro Vale do Sol, Nova Lima). Com execução ao vivo de peças para piano e violino, Rafa e Rufo fazem um diálogo absurdo usando humor negro e musicalidade.

Leia mais sobre outras estreias clicando aqui.

Interior

Pela primeira vez, a cidade de Conceição do Mato Dentro entra na Campanha. Betim, Juiz de Fora e Nova Lima também estão no circuito. Em Sete Lagoas, a programção será gratuita e acontece de março a outubro. “O objetivo em Sete Lagoas é levar oficinas e apresentações de grupos de teatro voltado para a formação de público. Quremos aprimorar os grupos da cidade”, destaca Duque.
  

SERVIÇO
42ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança - Belo Horizonte

Clique aqui para ver a programação completa
Data: 6 de janeiro a 6 de março de 2016
Preço: R$ 5, R$ 10, R$ 12 e R$ 15 (preço nos postos de venda para peças adulto, infantil e dança).
Nas bilheterias dos teatros, os preços são diferentes, conforme cada estabelecimento.
Informações: www.sinparc.com.br – 3272-7487


Postos de venda do Sinparc:

Mercado das Flores
Av. Afonso Pena, 1.055 - esquina com Rua da Bahia
Diariamente, das 9h às 19h
Funcionamento: até 6 de março

Shopping Cidade (Piso Tupis)
Rua Tupis, 337 – Centro
Segunda a sábado, das 10h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Pátio Savassi (Piso L3)
Av. do Contorno, 6.061 - Funcionários
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Estação (1º Piso)
Av. Cristiano Machado, 11.833 – Venda Nova
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Metropolitan Shopping Betim (3º Piso)
Rodovia Fernão Dias - km 492, 601
Segunda a sábado, das 10h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Itaú Power Shopping (2º Piso)
Av Gen. David Sarnoff, 5.160 – Cidade Industrial
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Del Rey
Av. Presidente Carlos Luz, 3.001 – Pampulha
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Venda On-line e Aplicativos da Campanha
Venda on line - www.sinparc.com.br
Aplicativo “Vá ao Teatro MG” - www.vaaoteatromg.com.br/mobile
Aplicativo Teatro Brasil - www.appteatrobrasil.com.br/noar/