Carioca João Lelo espraia suas cores tropicais em painel no foyer do Sesc Palladium

Elemara Duarte - Hoje em Dia
15/01/2015 às 08:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:40
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Mais um “artista das paredes” vai cobrir de cores – desta vez, bem tropicais – parte do foyer do Sesc Palladium, dentro da programação da 9º edição do Verão Arte Contemporânea (VAC). Nesta quinta-feira (15) e nos próximos dois ou três dias (ele tem o horário de 9h às 21 à sua disposição), o carioca João Lelo, 34 anos, sobe em andaimes para fazer o mural “Tropikania”, que ficará em exposição até 1º de março.

O público que assentir ao convite verá Lelo criar animais usando formas geométricas, bem marcadas. “O tema que estou usando tem araras e peixes, tudo com cores tropicais”, especifica ele, que já levou outros pássaros a lugares compatíveis com a ideia de criar sobre o tema – o aeroporto da cidade fluminense de Cabo Frio está entre eles.

O traço forte e geométrico do artista foi alcançado aos poucos. “Comecei a pintar na rua, fazendo grafites, por volta dos 18 anos, no Rio de Janeiro. Mas, com o tempo, quis fazer algo mais ‘pensado’. Atualmente, planejo antes, no papel, para que as formas se encaixem direitinho”, explica o autodidata das paredes.

Além do Rio de Janeiro, Lelo tem painéis espalhados por São Paulo, onde hoje está radicado, assim como nas cidades de Mendoza e Córdoba, na vizinha Argentina, ou na cidade espanhola de Barcelona. Workshops em escolas e exposições garantem o ganha-pão do artista. “Mas é nas paredes que gosto mesmo de pintar. É a possibilidade de trabalhar espaço públicos”, justifica ele. E, no caso do VAC, esta possibilidade virá com plateia.

Após a realização do painel será possível acompanhar o processo criativo por meio do vídeo que registra o making off, desenvolvido pela produtora Chá Gelado.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por