Carol" e "Ponte dos Espiões" lideram indicações ao BAFTA

AFP
08/01/2016 às 11:37.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:56
 (AFP PHOTO / BEN STANSALL)

(AFP PHOTO / BEN STANSALL)

"Carol" e "Ponte dos Espiões", dos diretores Todd Haynes e Steven Spielberg, são os filmes com o maior número de indicações ao BAFTA, o Oscar britânico, com nove, anunciou nesta sexta-feira (8) a British Academy Film and Television Arts. Logo depois, com oito indicações, aparece "O Regresso", do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu. "Mad Max: Estrada da Fúria", recebeu sete indicações, enquanto "Brooklyn" e "Perdido em Marte" disputam o BAFTA em seis categorias cada. "Star Wars: O Despertar da Força" também foi lembrado em quatro categorias.

A cerimônia do BAFTA acontecerá no dia 14 de fevereiro na Royal Opera House de Londres, duas semanas antes do Oscar. "Carol", "Ponte dos Espiões" e "O Regresso" disputam o prêmio de melhor filme com "Spotlight - Segredos Revelados" e "A Grande Aposta".

"Carol", do americano Haynes, que narrra o amor de duas mulheres na Nova York dos anos 1950, protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, também é o filme com mais indicações, cinco, ao Globo de Ouro, que terá os vencedores anunciados no domingo, 10.

Entre os atores, o britânico Eddie Redmayne, vencedor do Oscar em 2015 por sua interpretação do astrofísico Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo", volta a disputar o BAFTA por seu papel como transexual em "A Garota Dinamarquesa". Os outros indicados são Leonardo di Caprio ("O Retorno"), Bryan Cranston ("Trumbo"), Matt Damon ("Perdido em Marte") e Michael Fassbender ("Steve Jobs").

Blanchett é a favorita ao prêmio de melhor atriz, mas enfrentará a concorrência da ilustre atriz britânica Maggie Smith ("A Senhora da Van"). As outras indicadas são Brie Larson ("O Quarto de Jack"), Saoirse Ronan ("Brooklyn") e Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa"). Todd Haynes, Steven Spielberg e Alejandro González Iñárritu disputam o prêmio de melhor diretor com Adam McKay ("A Grande Aposta") e Ridley Scott ("Perdido em Marte").

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por