"Star Wars: Episode IX" começa a ser rodado na semana que vem, informou a Disney nesta sexta-feira (27), em um anúncio surpreendente no qual revelou-se que o novo filme contará com uma aparição póstuma de Carrie Fisher. O episódio final da saga Skywalker - iniciada em 1977 com "Episódio IV: uma Nova Esperança" - tem lançamento mundial previsto para dezembro do ano que vem.

A trama começa depois que o protagonista, Luke Skywalker, interpretado por Mark Hammill, parece ter sido morto no episódio anterior. A princesa Leia, papel de Carrie Fisher, ainda estava viva no final de "O Último Jedi", de 2017, mas a atriz morreu um ano depois, em dezembro de 2016.

"Nós amamos profundamente Carrie Fisher", disse J.J. Abrams, que estará de volta ao comando para o "Episódio IX", após dirigir o "Episódio VII: o Despertar da Força", em 2015. "Encontrar uma conclusão realmente satisfatória para a saga Skywalker sem ela era impensável para nós. Nós nunca faríamos uma nova escalação ou usar um personagem de computação gráfica", acrescentou em um comunicado.

A Disney explicou que a personagem de Fisher será composta de filmagens anteriores não utilizadas de "O Despertar da Força", com as bênçãos de sua filha, Billie Lourd.

Ausência

Não é a primeira vez que a imagem de Fisher aparece em um filme de "Star Wars", apesar de sua ausência das filmagens."Rogue One", um 'spin-off' da série principal de 2016, dirigido por Gareth Edwards, esteve em cartaz por duas semanas, quando o falecimento da atriz, vítima de um ataque cardíaco, foi anunciado.

Uma versão muito mais jovem de Fisher no papel de Leia aparece no filme, graças ao controverso uso da tecnologia para animar sua imagem.

O elenco que atuará neste episódio final inclui Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong'o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran e Joonas Suotamo.

Naomi Ackie e Richard E. Grant estão entre as novas faces da saga, enquanto os veteranos Anthony Daniels e Billy Dee Williams retornarão como C-3PO e Lando Calrissian.

O compositor John Williams, que musicou cada episódio da saga "Star Wars", manterá o tom da corrida contínua pela próxima aventura.