Casablanca faz 70 anos e ganha homenagem no TCM

Sandra Nascimento - Do Hoje em Dia
25/11/2012 às 08:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:35
 (warner)

(warner)

Para muitos cinéfilos,  “Casablanca”, que está completando 70 anos, é o melhor filme de todos os tempos. Para celebrar este grande clássico romântico de Michael Curtiz, o canal TCM programou uma sessão especial nesta segunda-feira (26), às 14 horas.


Em meio à febre de listas de cinema, “Casablanca” é um campeão de citações. Na série de votações organizadas pelo American Film Institute no início dos anos 90, por exemplo, ele apareceu como o terceiro melhor filme já feito e o melhor romance de todos os tempos. Ganhou destaque ainda na lista das melhores canções (“As Time Goes By”, claro) e na de frases inesquecíveis (nada menos que seis foram lembradas).


Poucas vezes se viu na tela um casal em tão fina sintonia quanto Humphey Bogart e Ingrid Bergman. Bogart é Rick Blaine, um norte-americano cínico e cansado da vida de dono de um popular café na cidade de Casablanca, Marrocos. Durante o apogeu da Segunda Guerra Mundial, o bar de Rick funciona como um asilo para fugitivos de diferentes países que buscam passaportes para escapar para a América.


O clima muda quando aparece no café o líder tcheco e herói da resistência Victor Laszlo (Paul Henreid), perseguido pelos nazistas. Com ele, chega sua esposa Ilsa (Ingrid Bergman), um antigo amor de Rick. Depois do reencontro, ela muda de planos e decide ficar em Casablanca com o amado, mas insiste que seu marido fuja para América.


Um roteiro extraordinário, feito de diálogos sublimes e uma grande direção, somados às fantásticas interpretações, converteram o filme em um ícone do cinema que não perde sua magia com o tempo. O longa de Curtiz imortalizou também a canção-tema "As Time Goes By" e Borgart no símbolo do homem durão, porem capaz de gestos de extrema solidariedade.

Casablanca levou três dos maioros prêmios do Oscar - Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Recentemente, a Warner Bros. voltou a cogitar da hipótese de uma sequência do filme.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por