Nesta quarta (3), a partir das 19h30, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte dá início ao ciclo de debates Arte & Ciência, que também acontece no CCBB Brasília, CCBB Rio de Janeiro e CCBB São Paulo.

O encontro inaugural da série reúne o neurocientista Esper Cavalheiro e o músico e ensaísta José Miguel Wisnik para discutir o tema A Mente e o Poder da Música, com mediação do filósofo e diretor teatral Luiz Carlos Garrocho. A entrada é gratuita, mediante retirada de senhas a partir das 18h30.

Numa série de sete debates, sendo um encontro por mês, o Arte & Ciência acontece nos CCBBs Belo Horizonte e Brasília, entre junho e dezembro. Já nos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo, o ciclo será apresentado entre os meses de maio e novembro.

O Projeto

O ciclo "Arte & Ciência" tem por objetivo discutir a interrelação entre cultura científica e cultura humanística e artes, abordando temas estimulantes e atuais, como o papel da razão, da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico, as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia.

Mente e Música

No primeiro debate da série, "A mente e o poder da música", serão discutidas as últimas descobertas sobre o funcionamento da mente; a relação entre música e mente e como ela pode intensificar o “diálogo” entre os dois hemisférios cerebrais, a organização abstrata e a intuição emocional.

Cada debatedor discorre sobre o tema por 40 minutos e, em seguida, responde às perguntas do mediador e da plateia. O debate A Mente e o Poder da Música tem duração de 120 minutos e é gratuito, sendo que as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 18h30.

Serviço
"Arte & Ciência" - A mente e o poder da música

Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade)
Com Esper Cavalheiro e José Miguel Wisnik
Das 19h30 às 21h30
Entrada franca mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.