Jornalista José Maria Rabelo morre aos 93 anos em BH

Da Redação
@jornalhojeemdia
29/12/2021 às 09:23.
Atualizado em 04/01/2022 às 00:15
 (Reprodução)

(Reprodução)

O jornalista, escritor e editor José Maria Rabelo, fundador do jornal "Binômio", morreu aos 93 anos, em Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (29). Ele estava internado há um mês no Hospital Felício Rocho, na região Centro-Sul da capital, e sofreu falência múltipla de órgãos.

Natural de Campos Gerais, no Sul de Minas, Rabelo será velado na Casa do Jornalista, na avenida Álvares Cabral, Centro, das 14h às 20h.

Carreira

Fundador do Jornal “Binômio” em BH, publicado entre 1952 e 1964, ano do golpe militar, o jornalista é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil.

Ele foi exilado político na Bolívia por sua atividade jornalística, onde atuou nos principais jornais de La Paz. Ele também morou no Chile, onde criou uma rede de oito livrarias especializada em ciências sociais, e na França, onde se tornou novamente livreiro.

Em 1979, com a anistia, ele retornou ao Brasil. Participou da reorganização do antigo PTB e escreveu dois livros. O mais recente foi “A história geral de Minas”, lançado em dezembro de 2018, em parceria como o economista João Antônio de Paula, Fernando Correia Dias e Ricardo Moura Faria.

Viúvo, Rabelo deixa seis filhos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por