Em sua vigésima edição, neste domingo (14), a Festa Francesa vai ganhar um toque mineiro. Entre os vários pratos típicos que serão servidos no evento, o público poderá conferir pão de queijo com recheio inspirado na tradicional culinária do país homenageado.

Os chefs Jackson Cabral e Cidinha Lamounier, professores do curso de Gastronomia das Faculdades Promove, foram convidados para participar da festa pela terceira vez. Além do tradicional riz au porc (arroz de porco), eles criaram dois sanduíches de pão de queijo com recheios inspirados em uma das carnes mais apreciadas na alta gastronomia francesa: o pato.

O público poderá escolher entre as opções de pão de queijo com linguiça de pato ou com rillete dessa mesma ave. Todos dois são acompanhados de molhos sofrito e goiabada picante.

“A nossa intenção foi misturar a culinária francesa com a mineira, utilizando uma carne muito cultuada na França. E ficou muito boa a combinação do pão de queijo com o pato e os dois molhos”, afirma o chef Jackson Cabral, que fez um vídeo com a chef Cidinha em que mostra como os pratos serão preparados (veja acima). A dupla de chefs conta com dois parceiros para a elaboração dos sanduíches: Forno de Minas e Villa Germania. 

pão de queijo recheado pato

Pão de queijo recheado com pato é sugestão dos chefs docentes das Faculdades Promove

Celebração

A 20ª Festa Francesa será realizada na praça José Mendes Junior, ao lado da praça da Liberdade, neste domingo, quando é comemorada a Queda da Bastilha – maior marco da Revolução Francesa. A expectativa de público, segundo os organizadores, é de 15 mil pessoas.

A partir das 14h começam as atrações musicais, com apresentação da cantora Sonia Andrade, interpretando clássicos da diva francesa Edith Piaf. Depois é a vez da banda Power Muzak, que se apresenta em inglês e francês. Em seguida, acontece o encontro jazzístico entre Marcelo Ricardo e Jimmy Duchowny Quarteto. Para finalizar, o DJ e produtor Paco Pigale toca músicas da França e do mundo.

SERVIÇO:

XX Festa Francesa de Belo Horizonte
Data: 14 de julho (Domingo)
Horário: 10h às 20h30
Local: Praça José Mendes Junior (Ao lado da Praça da Liberdade)
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá)

Postos de troca:
Ateliê Wäls: Rua Gabriela de Melo, 566 - Olhos D'água
Duke'n'Duke Savassi: Rua Alagoas, 1470 - Savassi
Duke'n'Duke Centro: Av. Augusto de Lima, 245 - Centro
Duke'n'Duke Vila da Serra: Al. Oscar Niemeyer, 1033 Lj. 18
Wäls Gastropub: Rua Levindo Lopes, 358 - Savassi
Stadt Jever: Av. do Contorno, 5771 – Savassi
Escape Zone Brasil: Rua da Bahia, 2610 - Savassi