Circuito das Letras tem início nesta quarta com 80 atividades

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
04/10/2016 às 17:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:06
 (Divulgação)

(Divulgação)

Amantes da literatura e profissionais da educação devem se preparar para uma maratona do conhecimento. De quarta a domingo, o Circuito Cultural Praça da Liberdade vai receber o Circuito das Letras. Dentre as 80 atividades estão mesas-redondas, oficinas, contação de histórias, ações educativas, painéis, grupos de trabalho, shows, feiras e saraus. Tudo com entrada franca. 

A curadoria ficou dividida entre o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, e o presidente do BDMG Cultural, João Paulo. A preocupação deles foi ir além do que é oferecido nas feiras literárias, mais focadas na aproximação entre escritores e público. No Circuito, o objetivo principal é a troca de saberes.  

“Tivemos a preocupação de colocar em pauta temas variados como bibliotecas, cadeia literária e crítica. A intenção é trazer quem gosta de literatura e instigar essa pessoa com temáticas interessantes”, afirma João Paulo. 

Diálogo

Além de literatura em si, a programação foi elaborada para englobar assuntos que dialogassem com o mundo dos livros, como música, quadrinhos, artes cênicas e humor. 

“É importante mostrar que a literatura não é apenas aquela relação isolada entre uma pessoa e um livro. A literatura perpassa vários aspectos e se relaciona com várias artes”, explica João Paulo. 

Não à toa, “Transversalidades: o papel da literatura nas outras expressões artísticas e culturais” foi o tema escolhido para a abertura, que terá um diálogo entre dois músicos e poetas: Criolo e Ricardo Aleixo. Existe ainda uma preocupação em atrair os jovens para os debates. Assim, a curadoria convidou Gregório Duvivier para participar de uma mesa sobre a relação entre literatura e humor. 

Centenário

João Paulo aponta como destaque a mesa que vai tratar do centenário de Murilo Rubião, criador do Suplemento Literário de Minas Gerais, que acaba de completar 50 anos. “Rubião tem uma obra única, um estilo que começou com ele. Criou uma literatura que desafia a interpretação, pois é rica de sentido e simbolismo, uma obra que já foi muito adaptada para o cinema e o teatro, mas que ainda busca compreensão”, afirma.

O Suplemento também ganhou uma mesa de debates, contando com a presença do secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que no passado foi editor da publicação. “O Suplemento foi uma janela importante para a literatura, não só por ter recebido contribuições de vanguarda, como também por ter sido escola para escritores como Luiz Vilela e Sérgio Sant’Ana”, diz João Paulo. 

Confira os destaques:

Tranversalidade
, às 19h30. 

 Divulgação / N/A

Criolo participa da abertura do Circuito das Letras

Leitura dramática
, às 20h, o público confere a interpretação da atriz Fafá Rennó para o texto de Paulo Azevedo. O espaço recebe ainda “Lili Canta o Mundo” no domingo, às 11h. 

Guimarães Rosa
, às 17h, a professora Márcia Marques de Moraes realiza a conferência “60 anos de Grande Sertão: Veredas”, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466, Lourdes). Márcia é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-MG e coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional da CAPES.

Crítica
, às 14h30, a mesa “Os Jornais Literários: recortes da contemporaneidade e o papel do crítico”, com a presença de João Pombo Barile (jornalista do Suplemento Literário), o jornalista Rogério Pereira e o crítico Schneider Carpeggiani. Em foco, o espaço da literatura na mídia.

Gregório Duvivier
Uma das mesas que deve estar entre as mais disputadas pelo público é “A criação literária contemporânea: amor, humor e o In-correto do politicamente”, que vai contar com as presenças do cartunista Arnaldo Branco, com o ator, humorista e cronista Gregório Duvivier (foto) e com o escritor mineiro Jacques Fux. Em debate, uma questão importante: o humor pode ser uma boa porta de entrada para a literatura? O evento acontece amanhã, às 20h, no BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1600). 

Para crianças
Há uma vasta programação voltada para as crianças, com contação de histórias, oficinas, rodas de leitura etc. Destaque para a oficina “O Circuito das Letras na Semana das Crianças: explorando o universo da poesia”, que vai apresentar o universo poético para crianças de 4 e 5 anos. Será de quarta a sexta, sempre às 15h, para alunos de escolas com visitas já agendadas.

Murilo Rubião
Na sexta, às 14h30, a Biblioteca Pública recebe uma mesa de debates sobre os cem anos de Murilo Rubião – celebrados em 2016. Os pesquisadores Sandra Nunes e Cléber Cabral e o escritor Humberto Werneck vão falar sobre o fantástico trabalho do escritor mineiro. Entre as questões, como fazer adaptações de textos de Murilo. Arquivo Hoje em Dia / N/A

Murilo Rubião é homenageado no evento

Música na programação
O Circuito das Letras conta com uma programação que vai além do bate-papo sobre literatura. Um exemplo é o show que o guitarrista Felipe Vilas Boas (foto) faz hoje, às 20h, dentro da série de apresentações dos vencedores do 16º Prêmio BDMG Instrumental. Será no CCBB, contando com a participação do pianista André Mehmari. Haverá ainda gravações de três programas da Rádio Inconfidência no CCBB: Bazar Maravilha (quarta, das 14h às 16h, com Mariana Nunes e Celso Adolfo; Programa Casa Aberta (quinta, das 10h às 12h, com Rubinho do Vale); e A noite vai ser boa (sexta, das 20h às 22h, com Pedro Morais). 

Feira de livros
Paralelamente ao Circuito das Letras, acontece a Primavera Literária, projeto que reúne 58 editoras independentes. O evento terá uma feira (ao lado da biblioteca), seminário para educadores e um palco de contação de histórias. Esta é a segunda vez que o evento é realizado aqui– o primeiro foi na FLI-BH (2015).

.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por