Clara Arreguy faz viagem pelas Olimpíadas

Thais Oliveira - Hoje em Dia
12/09/2015 às 11:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:43
 (Paulo de Araújo/Divulgação)

(Paulo de Araújo/Divulgação)

Conquistar medalhas numa Olimpíada, há quase 120 anos, se tornou sinônimo de sucesso para atletas de todo o mundo. Mais do que isto, são, para eles, verdadeiros “Sonhos Olímpicos”, como o título do sétimo livro da jornalista e escritora Clara Arreguy, que será lançado neste sábado (12) em BH.

Trata-se de um trabalho fictício, contudo, baseado em fatos reais. A parte inventada diz respeito à vida pregressa dos atletas, como a infância, e os sentimentos. O restante é fruto de uma grande pesquisa sobre a competição.

Como uma viagem no tempo e no espaço, o livro traz histórias de atletas desde os primórdios da disputa, em 1896, em Atenas, o que lhe permitiu muitas descobertas. Entre elas, uma relativa aos Jogos de 1964, de Tóquio, quando a corredora polonesa Ewa não passou no teste de feminilidade e perdeu várias medalhas. “Porém, anos depois, Ewa teve um filho, provando ser mulher. Só que, em vez do Comitê Olímpico Internacional reconhecer os feitos da atleta, decretou que ela era uma aberração da natureza”, conta Clara.

Se antecipando à próxima edição dos Jogos Olímpicos, a última história só podia ser sobre o evento marcado para ocorrer no Rio de Janeiro, o primeiro no Brasil. “É um verdadeiro sonho nosso, por isso, o nome do capítulo”, indica.

Lançamento neste sábado (12), às 11h, no Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por