Coletivo A.N.A destaca produção feminina e faz show no Teatro Bradesco

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
05/06/2014 às 09:34.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:52
 (Henrique boccelli/divulgação)

(Henrique boccelli/divulgação)

Belo Horizonte tem, sim, um grande número de boas cantoras e compositoras. Uma prova disso é o Coletivo A.N.A. (Amostra Nua de Autoras), que lança seu primeiro álbum, homônimo, esta noite, no Teatro Bradesco.

Formado por oito nomes da nova geração – Deh Mussulini, Irene Bertachini, Laura Lopes, Leonora Weissmann, Leopoldina, Luana Aires, Luiza Brina e Michelle Andreazzi – o coletivo traz canções assinadas sempre por mais de uma autora. 

A direção musical é de Rafael Martini e a paulista Ná Ozzetti participa ao emprestar sua voz a “Uroboro”, canção de Irene Bertachini com Déa Trancoso (parceira do coletivo).

Encontros

A ideia do coletivo partiu, em 2011, de Deh e Irene. Desde o início, a intenção era fazer um disco com várias cantoras e compositoras, a partir de um projeto aprovado na Lei Municipal de Cultura. Mas antes era preciso permitir um aprofundamento do trabalho conjunto. As artistas passaram a se encontrar semanalmente (seja em grupo ou em duplas) para conversar e criar. Realizaram ainda mostras em cinco espaços da cidade – o mais recente foi o CCBB – permitindo uma experimentação do repertório.

“Na hora de eleger as músicas que iriam para o disco, vimos que tínhamos um repertório muito grande, de assuntos distintos. Escolhemos pela proximidade com o feminino. Não é um coletivo feminista, mas com um olhar feminino, que é criativo, por vezes emotivo, e trata de características inerentes ao ser humano”, afirma Irene. 

Para Deh, essa é uma das iniciativas que colaboram para que as cantoras/compositoras ganhem reconhecimento. “As próprias compositoras devem tomar essa frente, mostrar seus trabalhos, ter coragem de colocar suas composições na roda. Temos que lidar com uma questão social que só enxerga a mulher como intérprete”.

Em Belo Horizonte, há várias ótimas cantautoras, como Jennifer Souza, Zaika dos Santos, Brisa Marques, Nathy Faria, Sara Não Tem Nome, Juliana Perdigão, Patricia Lobato e Érika Machado. 

Coletivo A.N.A. no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244). Nesta quinta-feira (5), às 20h30. R$ 20. Ouça em www.coletivoana.com 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por