SÃO PAULO - O humorista americano Sid Caesar, cujos programas de TV "Your Show of Shows e "Caesar's Hour" são considerados pilares da comédia de seu país, morreu aos 91 anos. As informações são da revista "The Hollywood Reporter". 
 
Caesar era conhecido por seu humor físico, suas improvisações e mímicas. 
 
O comediante é considerado pioneiro por transformar o humor televisivo americano, deixando para trás os números circenses e fazendo piada com os acontecimentos cotidianos, uma marca da comédia dos Estados Unidos. 
 
Entre os humoristas que influenciou, estão nomes da estatura de Woody Allen, Mel Brooks, Neil Simon, Carl Reiner e o dramaturgo Joseph Stein, criador da peça "Um Violinista no Telhado". Todos eles passaram pela sala de roteiristas dos programas de Caesar. 
 
O humorístico "Saturday Night Live", há 38 anos no ar na TV americana, também é uma grande prova da influência dos programas de Caesar, com esquetes e variedades transmitidas ao vivo, como ele já fazia na década de 1950. 
 
"Your Show of Shows", apresentado por Sid Caesar, foi ao ar entre 1950 e 1954, período no qual venceu dois prêmios Emmy. No total, foram 160 episódios. 
 
Depois, o comediante passou a apresentar "Caesar's Hour", outro programa ao vivo que, segundo o "Hollywood Reporter", era visto por metade dos americanos que tinham TV (cerca de 25 milhões de pessoas), todas as semanas. 
 
O lendário físico Albert Einstein era fã do programa, que tinha um personagem inspirado nele, "O Professor". Interpretado por Caesar, ele falava com sotaque alemão e tentava soar inteligente para encobrir a própria ignorância. Einstein gostava tanto da paródia que tentou marcar um almoço com o comediante - sua morte em abril de 1955 impediu que o encontro acontecesse. 
 
Outros de seus personagens marcantes eram o especialista espacial Ludwig von Spacebrain, o especialista em casamentos Ludwig von Henpecked e o contador de histórias sem sentido Somerset Winterset. 
 
"Caesar's Hour" foi ao ar até 1957. Nas décadas posteriores, o comediante teve outras diversas incursões televisivas, mas nenhuma teve a força de seus dois primeiros programas. 
 
O Hall da Fama da Televisão deu a Sid Caesar um prêmio pela sua carreira na comédia em 1978.