Mesmo que o dólar alto atrapalhe a vinda de grandes atrações internacionais, há artistas estrangeiros destacados que vêm a Belo Horizonte em 2016. Além de Iron Maiden e Maroon 5 (ambos em março e na Esplanada do Mineirão), a cidade recebe também o DJ holandês Hardwell (foto), considerado pela revista “DJ Mag” o melhor DJ do mundo por dois anos consecutivos (2013 e 2014). A apresentação acontece dia 7 de fevereiro (domingo de Carnaval), no Mirante Olhos D’Água. A capital recebe também apresentações nacionais bem interessantes. No Chevrolet Hall, estão marcados shows de Fábio Jr. (20/2), Nando Reis (27/2), Roupa Nova (4 e 5/3), Victor & Léo (18/3), Djavan (19/3) e Capital Inicial (14/5). No Palladium, haverá show de Dona Onete com Otto e Fafá de Belém (projeto “Mesa Brasil”, no dia 19/1) e Elza Soares (em abril).

Confira alguns dos principais eventos na agenda cultural de BH para 2016Mais montagens teatrais
Foto: Ricardo Albertini/divulgação

Alguns dos principais grupos de teatro de Belo Horizonte vão estrear espetáculos em 2016. O Grupo Galpão está preparando uma montagem de texto original com o carioca Márcio Abreu, enquanto a Companhia Suspensa, o Grupo Atrás do Pano e o Armatrux também planejam novidades. Uma montagem que gera boa expectativa é “Urgente”, que está sendo preparada pela Cia Luna Lunera (foto, aqui com “Prazer”) com direção de Miwa Yanagizawa, do Areas Coletivo de Arte. Mais uma vez, a companhia deve investir em ensaios abertos, além de viajar por cidades do interior pelo projeto “Expedição Lunar”.

BDMG Cultural estreita laços com outros equipamentos do Circuito

Como é integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o BDMG Cultural terá uma maior aproximação com os outros equipamentos culturais do espaço. Assim, o projeto “Dois na Quinta”, que era realizado na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, passará a acontecer no Teatro da Biblioteca Pública. Já o “BDMG Instrumental” terá apresentações no CCBB-BH. Segundo o presidente do BDMG Cultural, João Paulo Cunha, os editais referentes a música e teatro (Trilha Cultural) também estão confirmados, assim como a segunda edição da Mostra de Performance. A Galeria de Arte está em reforma e será reaberta em janeiro – por enquanto, estão confirmadas mostras de Jorge dos Anjos e de cerâmicas de Toshiko Ishii, em datas ainda a serem definidas. Também está confirmado o ciclo de palestras “Mutações”, coordenado por Adauto Novaes.
 
 
Confira alguns dos principais eventos na agenda cultural de BH para 2016Mais cinemas
Foto: Academy of Motion Pictures Arts and Sciences/Divulgação

A cultura cineclubista, que tem sido reacesa pelos vários espaços públicos da cidade, vai ganhar força em 2016. Além da reabertura do Cine Santa Tereza, o Cine Theatro Brasil Vallourec também passará a exibir mostras de filmes em seu teatro de câmara – retomando, pelo menos um pouco, a característica original do espaço. O projeto terá início no meio do ano e contará com projetor novo, que está sendo adquirido pelo centro cultural. Terá curadoria inicial do Cine Brasil, mas depois poderá contar com parcerias. O Sesc Palladium já adianta que terá uma mostra dedicada ao cineasta Orson Welles (foto) em fevereiro em sua sala de cinema.

Carnaval terá eventos pagos com shows bastante variados
 
O Carnaval de Belo Horizonte deve crescer ainda mais, com opções que vão além dos blocos de rua. O projeto “Carnaval do Brasil”, realizado no Mirante Olhos d’Água, terá dois dias de evento: sábado (6/2) com shows dos blocos Sargento Pimenta e Chama o Síndico, além de Vitória Régia e MC Leozinho, e terça (9/2), com os blocos Chora Me Liga, Me Beija que Eu Sou Pagodeiro, Baianas Ozadas, encerrando com Jorge Ben Jor. De 5 a 9 de fevereiro, a Serraria Souza Pinto vai receber o “Camarote Belô”, evento que promete ter mais de 25 atrações. Já estão confirmados shows de O Rappa, Sidney Magal, Móveis Coloniais de Acaju, Diogo Nogueira e dos blocos Baianas Ozadas (MG), Toca Rauuul (RJ) e Desliga da Justiça (RJ). Serão cinco ambientes e serviço open bar.
 
 
Confira alguns dos principais eventos na agenda cultural de BH para 2016Exposição de Iberê Camargo no CCBB
Foto: Fábio del Reviva/Divulgação

Já exposta em São Paulo, a mostra “Iberê Camargo: Um Trágico nos Trópicos” chega ao CCBB-BH no dia 27 de janeiro. A exposição inclui 134 obras, entre pinturas (49), desenhos (40), gravuras (32) e matrizes (10) deste que é um dos artistas gaúchos mais aclamados no mundo das artes. A visitação será de dois meses. Dentro do campo das artes visuais, outra novidade é a performance inédita que o artista mineiro Paulo Nazareth fará com o artista e ceramista alemão Benedikt Wiertz na Galeria de Arte GTO, do Sesc Palladium, no dia 21 de janeiro. Já a residência do “Bolsa Pampulha” terá início em maio.

Clássicos sertanejos
Foto:
Fábio del Reviva/Divulgação

A capital continua a contar com grandes eventos de música de diferentes perfis. Nos dias 9 e 10 de abril, acontece o “Festival Sertanejo”, com shows clássicos: Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e outros. Já o festival pernambucano “Coquetel Molotov” (destaque no cenário nacional roqueiro) quer uma edição mineira em 2016.

Lançamentos musicais

Alguns artistas locais planejam lançar DVD no ano que vem, como o projeto “DelegasCia”, do violonista Thiago Delegado, e a dupla Doktor Bhu e Shabê (que, por sinal, deseja também fazer um documentário sobre a carreira). A banda Graveola e o Lixo Polifônico deve lançar, em maio, álbum produzido por Chico Neves. Haverá ainda turnê financiada pela Natura Musical.